Batas de feijão na comunidade do Tabuleiro-Serrinha-BA

2133 palavras 9 páginas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA-UNEB
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – POLO SANTO ESTEVÃO
CURSO LICENCIATURA EM HISTÓRIA

História e Região

As batas de feijão na comunidade do Tabuleiro.

SANTO ESTEVÃO
2013

WEDSON MOTA

As batas de feijão na comunidade do Tabuleiro.

Trabalho apresentado às tutoras Juliana Araujo e Verena Pitanga como requisito parcial para a conclusão da disciplina de História e Região, bem como parte do processo avaliativo da disciplina de em curso.

SANTO ESTEVÃO
2013
RESUMO
O presente trabalho traz um pouco das memórias das batas de feijão na comunidade do Tabuleiro, situado na cidade de Serrinha-Ba, fazendo uma reflexão sobre a história das batas de feijão na região e como a mesma foi ficando quase extinta no decorrer do tempo, mediante a mecanização no campo, reconhecendo no presente o resultado dos processos que marcaram nosso passado.

Palavras - Chave: Região, tradição, cultura, industrialização.

Memórias das batas de feijão na comunidade do Tabuleiro localizado na cidade de Serrinha-Ba.

O estudo da História Regional, pode ser melhor entendido se pensarmos em uma história voltada para a temática regional, ou seja, voltada para pequenas porções do país, para determinadas comunidades, vendo a região com um olhar apurado e percebendo nas pequenas praticas grandes histórias.
Partindo desse principio, essa pesquisa direcionou-se para um espaço vivido, abordando assim, uma proposta de pesquisa das experiências de agricultores da comunidade do Tabuleiro que fica no sertão da Bahia da cidade de Serrinha, esses relatos estão historicamente ligados a cultura local e regional da comunidade. “A História Regional é a que vê o lugar, a região e o território como a natureza da sociedade e da historia, e não apenas como palco imóvel onde a vida acontece.” (Martins, 2010, p.143).
O plantio

Relacionados

  • Enem
    234535 palavras | 939 páginas
  • senhores de engenho
    405859 palavras | 1624 páginas
  • Letras de Musica MPB
    217309 palavras | 870 páginas