Batalha do avai

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1026 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Quadros escolhidos:

Pedro Américo - Batalha do Avaí
1872-1877


Pedro Américo - Judith rende graças a Jeová
1880
Sobre o pintor

Pedro Américo (1843-1905), foi um pintor, desenhista e escritor brasileiro. Pedro Américo de Figueiredo e Melo nasceu no estado da Paraíba e faleceu em Florença (Itália). Iniciou sua vida artística aos 11 anos de idade, contratado paratrabalhar como desenhista pelo naturalista francês Louis Jacques, que viajou pelo sertão brasileiro, desenhando e documentando a fauna e a flora locais. No Rio de Janeiro, estudou no Colégio Pedro II e, em 1856, entrou para a Academia Imperial de Belas Artes. Em 1859, recebeu do imperador D. Pedro II uma bolsa de estudos para se aperfeiçoar em desenho e pintura na França. Em Paris, estudou na Escola deBelas Artes, no Instituto de Física Ganot e na Sorbonne, dedicando-se também à literatura e à pesquisa científica. Recebeu grande influência dos pintores neoclássicos franceses. Entre suas obras literárias e filosóficas, destacam-se A reforma da Academia de Belas Artes de Paris; Discursos sobre a Estética e Ciência e os sistemas. Viajou para a Itália e voltou ao Brasil em 1864, para lecionar desenhona Academia Imperial de Belas Artes. Em Florença, realizou suas mais famosas pinturas. Celebrizou-se pelas telas Batalha do Avaí e O Grito do Ipiranga. Dedicou-se também à política, sendo eleito deputado em 1891. Em 1900, em Florença, pintou Paz e Concórdia. Seu nacionalismo encontrou expressão na constante promoção de um projeto de arte nacional. Foi considerado um dois mais famosos artistas desua época.

Fontes: http://artesehumordemulher.wordpress.com/pinturas-de-pedro-amrico/
http://valiteratura.blogspot.com.br/2013/03/pedro-americo.html
Estilo e influências

Pedro Américo inseriu-se na tradição acadêmica de índole neoclássica estabelecida pela Academia Imperial, o academicismo, estilo importado da Europa que dominou as artes plásticas do Brasil até o início doSéculo XX. O academicismo privilegiava temas históricos e personificações alegóricas típicos do neoclassicismo em abordagens idealistas, mas o estilo geral já havia evoluído para o Romantismo. Uma das características da pintura acadêmica é seguir os padrões de beleza da Academia de Belas Artes, ou seja, o artista não deve imitar a realidade, mas tentar recriar a beleza ideal em suas obras.Características do Neoclassicismo: retorno ao estilo greco-romano, exatidão nos contornos, sobriedade nos ornamentos e no colorido e pinceladas que não marcam a superfície, dando à obra um aspecto impessoal onde predomina o desenho sobre a cor.
Características do Romantismo: Dinamismo, ritmo e movimento, pinceladas largas e sinuosas, contrastes fortes de claro-escuro e das virtudes expressivas da cor ebusca das emoções humanas e de fatos da história da época.

Fontes: http://valiteratura.blogspot.com.br/2013/03/pedro-americo.html
http://educacao.uol.com.br/disciplinas/cultura-brasileira/arte-academica-a- pintura-com-rigor-formal.htm
Contexto Brasileiro

Na Europa, o Romantismo foi uma corrente que encontrou força nas antigas mitologias nacionais paraprosperar, mas a jovem monarquia brasileira nada encontrou no passado local que se comparasse à milenar herança cultural européia. No remoto passado brasileiro só havia selvagens, e os monumentos de arte e arquitetura significativos eram todos barrocos, um estilo considerado há muito fora de moda e por demais ligado a Portugal e à religião para satisfazer as elites e a burguesia ascendente, que desejavamafastar a memória dos tempos de colônia dominada pela Igreja e explorada pela Metrópole distante, e agora tinham a França como modelo. Era um país novo, pobre, que somente há poucos anos conquistara sua independência, e para construir as bases de identidade e união desse projeto de nação, foi necessário o resgate de elementos locais que antes havia rejeitado, como o índio, agora idealizado e...
tracking img