Batalha albuera

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1360 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Academia Militar

História militar
A Batalha de Albuera
http://www.google.pt/imgres?imgurl=http://1.bp.blogspot.com/-hQqrnYGtlUg/TaW0G_2FEYI/AAAAAAAAA8w/4Ad5Rd0O2rk/s1600/Batalla%2Bde%2Bla%2BAlbuera%2B16%2Bmay%2B1811.jpg&imgrefurl=http://mfvgmourao.blogspot.com

Professor: António José Telo
Realizado por:
* CAD AL SSM Bárbara Abreu Nº6
* CAD AL SSM Joana Ramalho Nº21
* CADAL SSM Fernanda Rosa Nº27
* CAD AL SSM Diana Vila-Chã Nº36
Índice de Ideias
I
A Batalha de Albuera

A Batalha de Albuera foi travada em 16 de Maio de 1811. Esta batalha ocorreu durante a Guerra Peninsular, quando um corpo de tropas composto por forças britânicas, portuguesas e espanholas, sob o comando de Beresford, enfrentou o exército de Soult, que pretendia socorrer a guarniçãofrancesa que se encontrava em Badajoz.

II

Antecedentes e Causas da Batalha

No Verão de 1810, o corpo de tropas francês denominado L' Armée du Portugal, sob o comando do Marechal Massena, deu início à terceira invasão francesa a Portugal. Em Outubro desse ano, perante o sistema defensivo das Linhas de Torres Vedras, Massena compreendeu que não tinha possibilidades de atingir Lisboa sem receberreforços.
Então, numa tentativa de apoiar Massena, de acordo com as ordens recebidas de Napoleão, Soult dirigiu-se para a fronteira portuguesa. A entrada em Portugal por Sul, no entanto, estava bem defendida por praças fortes, em território português e em território espanhol. A 22 de Janeiro de 1811, as tropas francesas conseguem a rendição de Olivença e, no dia 28, começam a construir astrincheiras do cerco à praça forte de Badajoz. A 19 de Fevereiro, quando os espanhóis tentaram libertar aquela praça, sofreram uma pesada derrota na Batalha de Gebora e Badajoz acabou por se render a 11 de Março. Então já as tropas de Massena, impossibilitadas de obterem abastecimentos num território devastado, estavam em retirada desde o 4 de Março.
Às forças francesas no Sul de Espanha, no entanto,nem tudo corria bem. No dia 5 de Março desse ano, o Marechal Victor viu as suas Divisões serem derrotadas na Batalha de Barrosa por um corpo de tropas britânicas, portuguesas e espanholas. Quando recebeu estas notícias, Soult decidiu voltar novamente para a Andaluzia deixando em Badajoz uma forte guarnição francesa.
A 25 de Março de 1811, um corpo de tropas anglo-lusas sob comando de Beresfordrecapturou a praça de Campo Maior que tinha sido ocupada pelas tropas francesas desde 21 de Março. No dia 9 de Abril Beresford dava início ao cerco da praça de Olivença que acabou por se render no dia 15 de Abril. Dali partiu em direcção a Badajoz e o cerco teve início no dia 6 de Maio. Iniciava-se a primeira fase do Cerco de Badajoz que teve de ser interrompido para enfrentar as tropas de Soult queavançavam novamente para a região, agora com o objectivo de socorrer aquela praça fortemente guarnecida por tropas francesas. Beresford, de acordo com as instruções de Wellington, colocou as suas tropas de forma a deter o inimigo em La Albuera.

III
Constituição das forças
Esta batalha deu-se e entre as forças francesas comandadas por Soult e entre as tropas aliadas. As Forças Aliadas eramconstituídas por tropas britânicas, portuguesas e espanholas. As tropas anglo-lusas encontravam-se sob o comando de William Carr Beresford. Contudo a estas tropas juntaram-se ainda os exércitos espanhóis do General Francisco Javier Castaños e do Capitão-General Joaquín Blake, que aceitaram que Beresford fosse o comandante do exército.

IV

Acções de combate

Quem assumiu o comando de todasestas forças foi o General Beresford através do acordo dos dois generais espanhóis. De uma forma genérica, Beresford tratou de dispor as suas tropas assumindo que Soult, o comandante das forças francesas iria desencadear o seu ataque principal em La Albuera com a finalidade de romper o centro do seu dispositivo e ocupar as regiões mais elevadas à sua retaguarda, a partir de onde podia controlar a...
tracking img