Bataille Laurence O Umbigo Do Sonho Por Uma Pr Tica Da Psican Lise

29782 palavras 120 páginas
O UMBIGO DO SONHO por uma prática da psicanálise

Laurence Bataille

Jorge Zahar Editor

1\
I 8 '\

v

Transmissão da Psicanálise

O UMBIGO DO SONHO

por uma prática da psicanálise

Os textos de Laurence Bataille são singulares na literatura psicanalltica contemporânea. Sua vi rtude maior reside na congruência acentuada obtida entre a teoria e a prática da aná· lise, uma não existindo sem a outra. ~ nesse sentido que ela mesma afirma que " a teoria só pode dar os eixos que permitem revela r os pontos de articu lação de uma ação" .
O esti lo adotado pela autora - textos curtos, precisos, enfáticos, poucas à bem-ditas palavras - só faz ressaltar suas revelações. Verdadeiras " formações do inconsciente", oriundas nio somente de sua exper iência como analista mas também de sua própria análise, seus artigos surpreendem pela delicadeza e originalidade da abordagem ds questões clinicas ~:~s mais diversas: o desejo do psicanálista, o sonho, a fantasia, a interpretaçêo, a identificaçAo, a atençAo flutuante.

LAURENCE BATAILLE (1930-1986). f ilha do escritor Georges Bataille e de
Sylvia Maklês (que depois se casaria com Jacques lacanl. aos 25 anos deixou o teatro para estudar medici na.
Foi casada com André Basch, com quem teve três f il hos; j untos, ambos colaboraram com a Frente de l ibertação Nacional algeriana.
Em 1970, após te r se analisado na Société Psychanalytique de Paris, passou a exercer a prática analítica, no que foi estimulada por Jacques l acan, cujo ensino não deixou de segu ir desd e então.
Participou at ivamente, entre 1976 e
1980, da direção e redação da revista
Ornicar?. Foi membro da École Freu dienne de Paris até sua dissolução em
1980 . Aderiu à École da Cause Freu dienne, onde permaneceu (!té 1982. A partir daí esteve li gada ao grupo da revista Études Freudiennes e à associação Aprês.

Reunidos em livro postumamente, esses escritos psicanalfticos de Lauren· ca Bata ille foram, em sua maioria , orig i nal~nte publicados na revista
Orilicar ?. O

Relacionados