Basil Bernestein

2148 palavras 9 páginas
1.Introdução
Basil Bernstein é tido como um dos maiores teóricos e investigador no domínio da sociologia de educação. A sua teoria é voltada particularmente a sociologia e linguística. Bernstein costuma ser incluído entre os autores que fazem uma análise crítica do currículo e do processo de escolarização, tais como Althusser, Bourdieu e Passeron, Baudelot e Establet, Michael Young, Michael Apple, Bowles e Gintis, entre outros. Os estudos de Bernstein colocam em questão o papel da educação na reprodução cultural das relações de classe, evidenciando que a pedagogia, o currículo e a avaliação são formas de controlo social.
A teoria de reprodução cultural através da educação cria-nos uma via de exploração e de reformulação dos problemas levantados pelo insucesso ao nível da sala de aula e da escola no geral. Essa teoria é resultado de uma interação contínua entre a investigação empírica e o pensamento teórico‚ o modo como está representada reflecte a forma como progressivamente foi construída e é portanto‚ aplicável a qualquer sistema educativo e a qualquer contexto.
O presente trabalho enquadra-se na cadeira de Sociologia e Antropologia de Educação, onde pretende-se abordar aspectos relacionados com a vida e obra de Basil Bernstein e suas contribuições para a Educação.
1.1.Objectivos
Geral
Conhecer a vida e obra de Basil Bernstein;
Específicos
Falar da sua biografia;
Explicar a evolução do pensamento de Bernstein;
Indicar as contribuições da sua teoria para a educação.
1.2.Metodologia
Para a materialização do presente trabalho recorreu-se a uma pesquisa literária de artigos e obras relacionados com o tema em questão.

2.Contextualização
Ate ao final dos anos 50, a sociologia da educação na Inglaterra preocupava-se prioritariamente de questões relativas à articulação entre mobilidade social e educação, tendo como principal referencia teórica o funcionalismo e alinhando-se com frequência, em termos políticos, à social-democracia. Já no inicio da década

Relacionados

  • educaçao de 0 a 5
    1262 palavras | 6 páginas
  • Dieta
    11227 palavras | 45 páginas
  • "Coca para nosotros es vida: a clivagem multimodal no discurso de uma propaganda politica boliviana
    35651 palavras | 143 páginas
  • MODELO ESTRUTURADO PARA GESTÃO DE RISCOS EM PROJETOS: ESTUDO DE MÚLTIPLOS CASOS
    121996 palavras | 488 páginas