Basico eletricidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1848 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Física- TESTE – ELETRICIDADE

Cap 18- A eletricidade

18. 1.1 )Eletrostática ( estuda as cargas elétricas em repouso.

18.1.2) Condutores e isolantes elétricos


Um material é chamado condutor de eletricidade quando os elétrons podem se mover através dele com relativa facilidade. Ex: metais, ferro


Isolantes elétricos são aqueles em que os elétrons encontram dificuldadepara movimentar-se. Ex: plástico, vidro, borracha, madeira, porcelana.


18.1.3) Eletrização de um corpo


- neutro ( nº P = nº E ( partículas que compõem o núcleo que não interfere na eletricidade)


-eletropositivo ( falta de elétrons. ( + )


- eletronegativo ( excesso de elétrons ( - )






18.1.4) Lei de atração e repulsão de cargas elétricas


Corposcom cargas de sinais iguais tendem a se repelir, enquanto corpos de sinais contrários tem a se atrair.


+ +
- -




+ -
- +


18.1.4) Processos de eletrização ( ocorre quando um corpo neutro passa a ser eletrizado.


-Atrito ( se tivermos dois corpos neutros (corpos com cargas negativas e positivas iguais), sendo materiais diferente, e promovermos o atrito entreesses corpos, um deles retirará elétrons do outro e conseqüentemente perderá elétrons. O que retira os elétrons do outro fica com carga negativa e o que perdeu elétrons fica com carga positiva. Assim, podemos dizer que tanto o corpo eletrizado como o que eletrizou ficam, a partir do atrito, com cargas de sinais opostos.

-Contato ( Para acontecer a eletrização por contato tem-se que terdois ou mais corpos condutores, mas apenas um dele tem que estar eletrizado. Vale ressaltar que um corpo só pode estar eletrizado negativamente ou positivamente.


Ao observarmos o processo ao lado, percebemos que o somatório das cargas elétricas, tanto antes como depois do contato, permaneceu o mesmo. Só a quantidade em cada condutor que não. Mas quando os condutores forem idênticos aquantidade de cargas elétricas em cada um será igual. Os condutores eletrizados por contato ficam com cargas elétricas de mesmo sinal.


-Indução ( No processo de eletrização por contato para ocorrer a eletrização devemos colocar em CONTATO um corpo condutor com um eletrizado, a eletrização por indução prova que não há necessidade de ocorrer esse contato para que o corpo contador torneeletrizado. Se aproximarmos um corpo eletrizado positivamente de outro corpo neutro fixo, perceberemos que as cargas negativas do corpo neutro serão atraídas pelas cargas positivas do outro corpo. Para que o corpo neutro fique eletrizado negativamente devemos antes de afastar o corpo eletrizado positivamente, tocar o corpo neutro com o dedo, como o dedo é eletrizado negativamente o corpo neutro passa aser também eletrizado negativamente.




18.1.5) Interação entre corpos eletrizados


18.1.6) Eletroscópios ( folhas móveis, ponteiro e pêndulo


Os eletroscópios são instrumentos destinados a verificar a existência de carga elétrica em um determinado corpo.

O eletroscópio mostrado na figura é do tipo folhas ( o mais conhecido).
Esse tipo de eletroscópio é formado por duasfinas lâminas de ouro presas numa das extremidades de uma haste metálica, sendo que na outra extremidade dessa mesma haste é presa uma esfera de material condutor. Tal sistema é acondicionado dentro de uma ampola de vidro, suspenso e totalmente isolado.


Funcionamento:

Quando se aproxima um corpo eletrizado da esfera condutora, as lâminas de ouro do eletroscópio se abrem, pois o corpoeletrizado induz na esfera condutora, cargas de sinal contrário às dele, produzindo assim a repulsão entre as folhas. Os eletroscópios detetam apenas se um corpo está ou não eletrizado, não detetando o tipo de sinal de sua carga.








Eletroscópios de Pêndulo Eletrostático:




A princípio tem funcionamento idêntico ao eletroscópio de folhas, exceto pela sua construção.
Para...
tracking img