Bases para estudo da bibliografia celular (célula procariontes, célula eucariontes animal).

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3242 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ÍNDICE

1. Estudo das características e funções orgânicas 4
1.1. Evolução Celular 4
1.2. Membranas Biológicas 5
1.3. Fluidez 6
1.4. Citoplasma 8
1.5. Citoesqueleto 9
1.6. Organelas citoplasmatica 10
1.7. Metabolismo 11
1.8. O núcleo Celular 11
1.9. Organização do material genético 13



1. Estudo das características e funções orgânicas
1.1 Evolução Celular

Os primeiros passosrumo à descoberta de como ocorreu à origem e posterior evolução das células até chegar a forma como elas se encontram hoje foi dado por Friedrich Wöhler em 1832, em um dos primeiros experimentos de Química Pré-biótica; experimentos estes que tem a finalidade de simular processos que poderiam ter ocorrido sobre a terra primitiva.
Quando a teoria celular ganhou corpo e estabeleceu que todos osseres vivos possuíssem células e que essas seriam as unidades que dão forma e funcionamento aos mais diversos tipos de organismos, as atenções de todos os estudiosos da biologia voltaram-se para a ambição de compreender o mundo celular e assim, revelarem as mais escondidas e fascinantes reações que nos mantêm vivos.
No início do desenvolvimento das primeiras células, todos os compostosbioquímicos essenciais estavam disponíveis na sopa pré-biótica para serem consumidos. Porém, esses recursos foram se esgotando com o passar do tempo, e somente o desenvolvimento da síntese dos compostos pelas células seria capaz de suprir as demandas energéticas. As vias bioquímicas que foram desenvolvidas pelas células diferiam pouco das vias pré-bióticas que formavam os compostos bioquímicos de que ascélulas necessitavam, por exemplo, as vias bioquímicas necessitam da participação de enzimas

Depois de descobrimos sobre a evolução das células, devemos saber que elas são divididas em dois tipos muita conhecido:
São elas: células procarionte e eucariontes definirão abaixo cada uma e suas respectivas funções.

Procariontes: As células procariontes ou procarióticas são muito diferentes doseucariontes. A sua principal característica é a ausência de carioteca individualizando o núcleo celular, pela ausência de algumas organelas e pelo pequeno tamanho que se acredita que se deve ao fato de não possuírem compartimentos membranosos originados por evaginação ou invaginarão. Também possuem DNA na forma de um anel não-associado a proteínas (como acontece nas células eucarióticas, nas quais oDNA se dispõe em filamentos espiralados e associados à histonas).
Estas células são desprovidas de mitocôndrias, plastídeos, complexo de Golgi, retículo endoplasmático e sobre tudo cariomembrana o que faz com que o DNA fique disperso no citoplasma.
Eucariontes: As células eucariontes ou eucarióticas, também chamadas de eucélulas, são mais complexas que os procariontes. Possuem membrana nuclearindividualizada e vários tipos de organelas. A maioria dos animais e plantas a que estamos habituados são dotados deste tipo de células.
É altamente provável que estas células tenham surgido por um processo de aperfeiçoamento contínuo das células procariontes.
Não é possível avaliar com precisão quanto tempo a célula "primitiva" levou para sofrer aperfeiçoamentos na sua estrutura até originar omodelo que hoje se repete na imensa maioria das células, mas é provável que tenha demorado muitos milhões de anos. Acredita-se que a célula "primitiva" tivesse sido bem pequena e para que sua fisiologia estivesse melhor adequada à relação tamanho × funcionamento era necessário que crescesse.

1.2 Membranas Biológicas
As membranas biológicas são conjuntos de proteínas, lipídios e glicídios,dispostos em duas camadas, que circundam as células, suas organelas e seus produtos de secreção. São altamente reativas e com uma capacidade enorme de adquirir conformações espaciais das mais diversas. São estruturas muito diferenciadas, destinadas a uma compartimentação única, na natureza.
A compartimentação é o estabelecimento de duas regiões no espaço, separadas fisicamente por uma barreira,...
tracking img