Bases da Cultura Ocidentaj

771 palavras 4 páginas
1) Escreva um pequeno texto explicando quais eram os temas abordados pelas tragédias e comédias no teatro grego.
Resposta: Na tragédia grega, os temas são, geralmente, de cunho religioso, tendo como tema principal os mitos. A comédia possui temática variada; utiliza temas atuais, costumes, relações familiares, cultura, política etc., e muitas vezes se vale de grandes tragédias para parodiar. A tragédia tem uma temática tradicional, mítica, e sua novidade reside nas abordagens que os dramaturgos dão aos mitos, pois os temas são os mesmos. Os mitos tradicionais, na tragédia, têm núcleo fixo, mas há espaço para criar novos elementos ou modificar elementos secundários. A comédia, por possuir temática atual, possui uma gama de temas que podem ser abordados, sendo imprescindível somente transformá-los em algo digno de riso.

2) Leia os trechos seguintes:
(a) Pitágoras, tendo sido interrogado por Leonte, tirano dos fliúncios, sobre quem ele era, respondeu: “um filósofo”. E dizia que a vida é semelhante a uma reunião de pessoas em uma competição. Com efeito, assim como a esta uns vêm para lutar, outros por causa do comércio, e outros ― os melhores ― como espectadores, assim na vida, disse ele, uns nascem escravos da glória e caçadores do ganho, outros, os filósofos, da verdade. (Diógenes Laércio, Vita Philosophorum, VIII, 8, 6-12)
(b) Com efeito, parece um amante da sabedoria aquele que a busca por si mesma, e não em razão de outra coisa. Com efeito, quem busca algo em razão de outra coisa, ama aquilo em razão de que busca mais do que aquilo que busca. (Santo Tomás de Aquino, In Met., I, l. 3, n. 5)
Agora, redija um texto sobre o filósofo e a filosofia, partindo das noções expressas em ambos os trechos.
Resposta: Etimologicamente, filosofia significa “amor à sabedoria”. É definida como uma ciência que tem como objeto todas as coisas (“as coisas divinas e humanas”, “a natureza”), procurando conhecer-lhes as causas, não quaisquer, mas as primeiras e universais. O

Relacionados

  • A Civiliza O Do Renascimento Jean Delumeau
    94755 palavras | 380 páginas
  • foucault nascimento da biopolitica
    162506 palavras | 651 páginas