Basebol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5220 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Basebol







Trabalho elaborado por:

Disciplina: Educação Física - Miguel Lourinho nº 16

Professor – Carlos Fonseca - Mónica Dias nº 18

- Nuno Trindade nº 20

Turma: 10ºA3 - Regina Pinto nº 24

- Rui Teles nº 26


Introdução

Neste trabalho vamos abordar o tema do basebol, este foi escolhido pelo grupo após o professor pedir um trabalho sobre umdesporto.
O basebol consiste num desporto praticado por duas equipas, cada uma composta por 9 jogadores, com a possibilidade de trocarem de posições, que alternadamente ocupam as posições do ataque e da defesa.
O basebol é um desporto muito conhecido e popular em vários países (América Central, Venezuela, Japão, Coreia do Sul e Estados Unidos da América) onde a modalidade é a queatrai mais espectadores aos estádios.
Este desporto teve origem nos Estados Unidos da América e como todos os desportos foi-se impondo gradualmente sendo nos tempos de hoje o desporto de maior e mais profundo significado para o Povo Norte-Americano.
Em Portugal, este deporto não era muito praticado, mas com as escolas a promoverem-no, e a divulgarem-no acabou por aparecer alguns gruposa participarem nesta modalidade em campeonatos competitivos do Desporto Escolar.
Tal como acontece em muitas modalidades desportivas, precisar com exactidão as origens do basebol é quase impossível. No entanto, a maioria dos estudiosos deste desporto estão de acordo em afirmar que Abner Doubleday e Alexander Cartwright foram autênticos precursores do basebol moderno.
O primeiro foio criador do “Town-ball”, um jogo que se considera o predecessor do basebol. O 2º completou as primeiras competições por equipas, para além de ter fundado o primeiro clube basebol em Nova Iorque “O Knickerbocker Base Ball Club”.
O basebol é por sua vez um desporto cuja prática se tem difundido cada vez mais no meio escolar. Todavia, a maioria dos educadores, pelo facto de não disporem de meiosadequados para o ensinar, sentem-se limitados quando querem levar à prática com os alunos. Esta unidade didática pretende, através do jogo, a integração progressiva das normas do basebol. As regras são descobertas e, não raramente, propostas pelos alunos, não impostas pelo professor.

Com este trabalho temos como objetivos:

• Adquirir um vocabulário e normas básicas, bem como osfundamentos técnicos e estratégicos do basebol;
• Utilizar o companheiro para progredir;
• Melhorar a perceção oculomotora;
• Aprender a tomar as decisões corretas em função da situação do jogo;
• Utilizar adequadamente os espaços no campo de jogo;
• Descobrir um novo jogo coletivo.






História:

A evolução do basebol é imprecisa, tendo origens nos jogos onde apenas se lançava abola. Um manuscrito francês do século XIV contém a ilustração de um jogo semelhante a um jogo de basebol, sendo que, outros antigos jogos franceses parecem estar ligados ao basebol.


O atual jogo de basebol, desenvolvido na América do Norte, é fruto do jogo de rounders, popular na Grã-Bretanha e na Irlanda. A mais antiga referência ao basebol (1744), no Reino Unido, jogo que,provavelmente foi levado à América por imigrantes britânicos. O jogo de rounders também veio para a América através de imigrantes. A primeira referência americana a uma partida do jogo é de 1791, em Pittsfield, Massachusetts. Existe ainda um livro alemão de 1796 que regista um jogo chamado Base-ball entre duas equipas. Os relatos de jogos parecidos com o atual basebol espalharam-se por toda a América doNorte, sendo que, estes relatos surgiram na metade do século XVIII. Em 23 de setembro de 1845 um bombeiro de Nova Iorque chamado Alexander Cartwright, verdadeiro "pai" do baseball moderno, funda o famoso Knickerbocker Base Ball Club of New York, escrevendo e desenvolvendo 20 regras denominadas por Knickerbocker rules. Até 1857. O jogo era limitado por 21 pontos, mudando para 9 innings. Um ano depois...
tracking img