Base de dados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2443 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

LABORATÓRIO DE PROGRAMAÇÃO

Locadora de DVDs

Alunos:
Aldo Romero
Luiz Carlos
Luiz Felipe
Rafael Albuquerque

Turma:
2º período

Professor:
Wylliams Barbosa Santos

Recife, 19 de Outubro de 2011

Sumário

1. Descrição do Projeto 3
2. Requisitos 4
2.1. Requisitos Funcionais 4
2.2. Requisitos Não-Funcionais 43. Casos de Uso 5
3.1. Diagrama de Casos de Uso 5
3.2. Detalhamento dos Casos de Uso 6

1. Descrição do Projeto

O sistema visará a produção de um software que forneça operações básicas para o funcionamento e gerenciamento de um locadora efetuando todo o controle de locação de DVDs e serviços relativos ao bom funcionamento da locadora.
A idéia é desenvolver um sistema para gerenciara locação de DVDs a clientes previamente cadastrados. O sistema estará dividido basicamente em: gerenciamento do cadastro de clientes, do acervo de DVDs, da locação e devolução, dos funcionários e dos fornecedores.
Em segundo plano gerenciamento do fluxo de caixa.

2. Requisitos

Os Requisitos expressam as características e restrições do produto de software do ponto de vista desatisfação das necessidades do usuário, e, em geral independem da tecnologia empregada na construção da solução sendo a parte mais crítica e propensa a erros no desenvolvimento de software.

3.1. Requisitos Funcionais
Os Requisitos Funcionais são a descrição das diversas funções que clientes e usuários querem ou precisam que o software faça. Eles definem a funcionalidade desejada do software. Aseguir estão os Requisitos Funcionais do sistema:

* RF001: Gerenciar o Cadastro de Clientes: Realizar o cadastramento, remoção, consulta e alteração de dados de um cliente.
* RF002: Gerenciar o Acervo de DVDs: Realizar o cadastramento, remoção, consulta, reserva e alteração de DVDs na base de dados.
* RF003: Efetuar Locação, Devolução e Reserva: Realizar locações de filmes paraclientes pré-cadastrados, receber a devolução e reservar DVD's disponiveis para locação à clientes.
* RF004: Manter Funcionários: Realizar o cadastramento, remoção e alteração dos dados dos funcionário da video locadora, assim como a permissão para o acesso ao sistema.
* RF005: Manter Fornecedores: Realizar o cadastramento, remoção e alteração dos fornecedores da locadora na base dados.
*RF006: Controle do Fluxo de Caixa: Realizar o inclusão, remoção alteração e consulta de entradas e retiradas de dinheiro na locadora na base de dados.
* RF007: Gerenciar Contas: Realizar inclusão, remoção, alteração e consulta das receitas e despesas da locadora na base de dados.

3.2. Requisitos Não-Funcionais
Requisitos Não-Funcionais são as qualidades globais de um software,como manutenibilidade, usabilidade, desempenho, custos e várias outras. A seguir estão os Requisitos Não-Funcionais:

* RNF001: Controle de acesso ao sistema.
* RNF002: Compatibilidade com sistema operacional Windows XP, Vista, Seven.
* RNF003: Armazenamento de dados em tabelas do Microsoft Access 2007.
* RNF004: Compatibilidade com .net framework 3.5 ou superior;
3. Casos de UsoDefinem um cenário de possível iteração com um utilizador ou um outro sistema, descrevendo as funcionalidades ou objetivos. No sistema Locadora de DVD’s, o objetivo principal é o gerenciamento da locação de DVD’s a clientes previamente cadastrados, a partir disso, foram definidos os casos de uso.
4.3. Diagrama de Casos de Uso
O Diagrama de Casos de Uso evidencia as principaisfuncionalidades do sistema do ponto de vista do cliente. O sistema Locadora de DVD’s possui os seguintes atores e casos de uso: Cliente, Usuário (Funcionário com permissão para acessar o sistema) e Funcionário, Efetuar Login, Manter Cadastro de Clientes, Manter acervo, Realizar Consulta DVD, Gerenciar Locação e Devolução, Manter Caixa, Manter Fornecedores, Gerenciar Contas e Manter Funcionários.
A...
tracking img