Base de dados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7431 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
O nosso trabalho fala sobre base de dados mas antes de começarmos a falar sobre ela de uma forma mais aprofundada veremos alguns conceitos, mas começaremos por definir a mesma para termos alguma noção do que é realmente.
Base de dados de uma forma resumida podemos dizer que é o conjunto de informações bem organizadas.
Aplicando a Base de Dados na Informática obtemos a seguintediferença entre as bases de dados e outras estruturas é que quando é feito um programa com outra qualquer estrutura, após o termino os dados se perdem e já não temos acesso a eles. As Bases de Dados foram criadas para acabar com estes problemas, pois os dados armazenados numa base de dados não se perdem mesmo desligando a máquina.
Dados são elementos isolados, rigorosos, relevantes esignificativos. Estes dados juntos criam uma informação.
A principal finalidade da criação dos bancos é o armazenamento organizado das informações de uma organização, visando a otimizações dos sistemas facilitando entrada de dados, alterações, consultas, formulários, e o uso adequado destas informações para que a organização tenha em banco de dados adequado.
Foi através deste propósito que decidimos acriação deste projeto, oferecendo a si uma visão global dos estudos da programação e dando como fonte de inspiração para estudos posteriores mais aprofundados.
E com isto iremos apresentar o nosso projeto que foi dividido em três capítulos:
• O primeiro capítulo fala sobre a Base de Dados e o Ms Access
• O segundo capítulo fala sobre o Visual Basic
• O terceiro capítulo descreve todos ospassos da criação do nosso projeto, desde a criação da Base de Dados até a criação dos Formulários, definindo entidades da BD, controles do Visual Basic 6.0 que permitem a interligação da aplicação em Visual Basic 6.0 e o MS Access.





1. Conceitos de Base de Dados

Dados, são elementos isolados significativos rigorosos e relevantes.
Informação, é um conjunto de dados organizados esujeitos a um tratamento tornando assim possível a sua utilização num determinado contexto.

Base de Dados, é um conjunto de informações devidamente estruturadas que permite a sua consulta e actualização.
Podemos dizer de forma simples que qualquer conjunto de dados estruturados é uma Base de Dados, como por exemplo: uma agenda telefónica, um livro, os nossos cadernos didácticos aulas, etc.
Otermo Base de Dados actualmente é aplicado principalmente para referenciar as Bases de Dados informáticas, isto é um conjunto de dados de diferentes tipos estruturados, manipulados por um Sistema de Gestão de Base de Dados (SGBD) ou Database Management Sistem (DBMS).

1.1. Características de uma BD (Base de Dados)
 Permite guardar dados dos mais variados tipos;
 Permite um rápido e fácilacesso aos dados;
 Acelera os processos de manuseamento da informação;
 Economiza toneladas de papel.

Os objectos que utilizamos na nossa Base de Dados são:
Tabela: são os objectos que nos permitem guardar as informações.
Consulta: é um recurso para extrair informações de tabela, em situações que nem todos os dados que fazem parte do banco interessem num determinado momento. Paraconseguir filtrar as informações e enxergar apenas os dados que interessam fazer uma consulta é o mais indicado.
Formulários: eles têm como objectivo facilitar a inclusão de dados e proporcionar uma forma melhor para visualizar as informações. Tudo que é digitado em um formulário continua sendo armazenado em uma tabela. O formulário não salva os registos, ele serve apenas como uma tela de apoiopara a inclusão de dados.
A visão do formulário tem como característica enquadrar todos os campos na mesma tela. Dessa forma conseguimos ver um registo por tela.
Relatórios: Quando as informações do seu banco de dados precisarem ser exibidas em papel, elaboram-se relatórios. De maneira simples e rápida, é possível preparar diversos tipos de relatórios. O relatório pode conter todos os dados ou...
tracking img