Base de dados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1819 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Resumo
O presente trabalho resulta de uma necessidade de conceber um sistema de gestão de estudantes para o Centro Internato do Instituto Industrial e Comercial de Nampula usando ferramentas e conhecimentos adquiridos ao longo do curso. Portanto, apresentar-se-á detalhadamente o essencial do que sera necessário para a elaboração do projecto.
Porque qualquer que seja o processo de pesqusaé necessário que se faça um estudo prévio no terreno do que se pretende desenvolver e para que finalidade. Ao logo do trabalho abordar-se-ão os fundamentos teóricos e o tipo de metodologia usada para o desenvolvimento do trabalho.

2. Introdução
O homem desde a antiguidade procurou criar mecanismos para melhorar as técnicas de trabalho de forma a aumentar a produtividade e diminuir oesforço físico e mental. Com a evolução das comunidades, têm se verificado um aumento considerável no volume de dados e da informação, o que dificulta duma certa forma a gestão dos mesmos.
De forma a responder a essa demanda informativa, foram desenvolvidos vários sistemas de informação em diferentes áreas, e que hoje ocupam lugares importantíssimos no controle das actividades de várias organizaçõespor minimizarem significativamente o trabalho.
Sendo a RSS uma partição que tem como uma das tarefas gerir os estudantes da residência da instituição em causa, é crucial que ela usufrua dessas tecnologias, visto que, elas poderão trazer vantagens satisfatórias no que se refere ao modo de funcionamento desta instituição.
Os resultados deste trabalho facilitarão a gestão dos estudantes da residênciado instituto e contribuirá significativamente no progresso desta Direcção, apresentando mecanismos dinâmicos e recentes de gestão.

3.1. Tema:
Concepção e implementação de um sistema de gestão de estudantes: caso de estudo Centro Internato do instituto industrial ecomercial – Nampula.

3.2. Formulação do Problema
A falta de um sistema de gestão de estudantes na RSS temcontribuído negativamente para o seu correto funcionamento. No que concerne ao tempo de permanência, tem se registado estudantes que ficam mais tempo que o tempo previsto por norma (segundo o regulamento interno da residência), o que faz com que os estudantes que queiram ingressar e outros beneficiados da bolsa de alojamento permaneçam muito tempo na lista de espera ou aguardando por uma vaga que já lhedevia ter sido cedido.
Como criar um sistema de gestão de estudantes que possa melhorar o funcionamento da RSS?

3.3. Justificativa
Tratando-se de uma instituição que se preocupa e faz o acolhimento dos futuros técnicos provenientes de todas as províncias do nosso vasto Moçambique é de extrema importância que se encontre mecanismos para facilitar o controle e segurança na gestão dosresidentes.
O presente trabalho vem responder às dificuldades que a instituição esta a enfrentar, relativas à segurança e controle da informação, pois, com o acesso restrito destes, terá acesso a eles quem tiver privilégios para tal e a problemática do tempo de estádia por parte dos estudantes atrasados será ultrapassado, o que trará benefícios para a instituição.
Sub ponto de vista funcional, essasdificuldades são consequências do uso de livros de registo como a base de dados, o que não traz segurança para a instituição e facilita o acesso dos dados da mesma.

3. Objectivos
4.4. Geral
* Conceber um sistema de gestão de estudantes que possa auxiliar e melhorar o funcionamento da RSS.

4.5. Específicos
* Implementar uma nova forma de trabalhar na instituição;
*Dinamizar de forma a aumentar a eficiência do trabalho;
* Demonstrar técnicas de segurança e controle dos dados;
* Cooperar no desenvolvimento de sistemas de gestão de bases de dados.

4. Hipóteses
* Falta de sistema de gestão de estudantes;
* Falta de conhecimento sobre os sistemas de gestão de bases de dados por parte dos funcionários da RSS;
* Falta de habilidades ou...
tracking img