Base dados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (266 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. O que é um Sistema de Gestão de Base de Dados? Pacote de software que permite criar e manipular uma base de dados. PostGreSQL, MySQL, Oracle, Sybase, SQL-Server2. O que é um Sistema de Base de Dados?

Sistema de gestão de base de dados juntamente com os dados. 3. Em que situações é necessário implementar um SGBD? Softwarepara processarConsultas/programas Software para acesso aos dados 4. Explique a Abstracção dos dados” existente num SGBD. Num sistema tradicional de ficheiros, aestrutura dos ficheiros com os dados está inserida nos programas que manipulam esses ficheiros. Dificuldade em alterar a organização dos dados.

5. Justifique a frase: “OModelo EER é um Modelo Conceptual” Tipos de modelo onde os conceitos estão perto do modo os utilizadores percebem os dados (entidades, atributos, relacionamentos).Modelos ER, EER 6. Por que razão o SQL é simultaneamente uma DDL (Linguagem de Definição de Dados) e uma DML (Linguagem de Modelação de Dados)? DML é um subconjuntoda linguagem da SQL que é utilizado para realizar inclusões, consultas, alterações e exclusões de dados presentes em registros. Uma DDL permite ao utilizador definirtabelas novas e elementos associados.

7. Descreva o conceito de integridade referencial e as operações sobre uma base de dados que podem violar essa integridade.Descreva as opções a tomar com uma operação que viole a integridade referencial. A Integridade Referencial é utilizada para garantir a Integridade dos dados entre astabelas relacionadas. A integridade referencial garante a não corrupção dos dados, de modo a não haver como existir um registro "filho" sem um registro "pai".

tracking img