Barroco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (708 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
BARROCO



A Arte Barroca


Tem o nome de barroco o estilo que se desenvolveu nas artes européias durante o século XVII (1600-1700). As suas manifestações iniciais datam ainda do séculorenascentista – Michelangelo (1475-1564), pelo dinamismo das formas e intensidade expressiva, foi o primeiro grande barroco, senão o precursor do novo estilo, como escultor, pintor e arquiteto, em plenoRenascimento.
O novo estilo, ainda o encontraremos irradiando-se na Europa na primeira metade do século XVIII (1700-1800), quando finalmente desaparecerá substituído pelo rococó. Estabelecemos, noentanto, aqueles limites cronológicos (1600-1700), por corresponderem ao auge de seu desenvolvimento. Para efeito de maior rigor histórico, deveríamos situá-lo entre 1560 e 1650.
A origem e o uso dapalavra barroca têm sido controvertidos, entre filólogos e historiadores de arte. Segundo alguns autores. a palavra vem do grego baros (peso). Foi usada na Idade Média, pelos doutores e teólogos, paradesignar um silogismo incorreto. O silogismo, como sabemos, é um raciocínio formado de três proposições – a premissa maior, a premissa menor e a conclusão. Admitidas as premissas, a conclusão resulta dapremissa maior através da premissa menor. Exemplo: "Todos os homens são mortais (premissa maior), tu és homem (premissa menor), logo, és mortal (conclusão)". Se o raciocínio não se fizesse com estaprecisão e clareza, o silogismo seria chamado barroco, isto é, defeituoso e obscuro. Com esta significação medieval, a palavra foi usada durante o renascimento e os séculos XVII e XVIII, para designarpensamentos e idéias contorcidas ou bizarras, sem clareza, distantes da lógica e da própria realidade dos fatos. Outros autores atribuem-lhe origem e uso diferentes. A palavra teria vindo do portuguêsbarroco ou do espanhol barrueco e, durante o renascimento, fora usada pelos joalheiros para designar pérolas irregulares ou imperfeitas. E interessante notar que apesar de origem e uso diferentes,...
tracking img