Barroco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2975 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Barroco
INTRODUÇÃO
No final do século XVI e início do século XVII caracteriza-se, na Europa, pela ocorrência de conflitos de natureza política, econômica, social e, principalmente, religiosa. A divisão da Igreja, consequência da Reforma colocou em campos opostos protestantes e católicos, salientando suas divergências éticas, morais e sociais.
Essa cisão marcou a cultura europeia, levando aIgreja católica a se organizar em um movimento denominado Contra-Reforma, na qual propunha uma volta ao medievalismo e à irrestrita fé na autoridade da Igreja e do rei; esse movimento ficou centralizado principalmente em Portugal e Espanha.
Nesse momento, duas forças se confrontam: o teocentrismo medieval e o antropocentrismo renascentista.
O homem da época procura atingir uma síntese de valores,ou seja, conciliar razão e fé; espiritualismo e materialismo; carne e alma.
Ao novo estilo, que expressa o estado das coisas, dá-se o nome de Barroco, termo de origem controvertida. Os historiadores diziam que o termo significava uma pérola de formato irregular. O estilo Barroco mostra-se carregado de recursos que visam a impressionar o leitor.
O Barroco surgiu na Espanha e se expandiu por todaEuropa. Em Portugal, ele inicia-se em 1580, com a morte de Camões r termina com a fundação da Arcádia Lusitana.
A ESTÉTICA BARROCA
O Barroco opõe-se à estética clássica: superfície X profundidade; forma fechada X forma aberta; multiplicidade X unidade.
O homem barroco foge das coisas e dos sentimentos contraditórios que envolvem a natureza humana, realçando os valores cristãos.
Podem-seencontrar dois tipos de estética barroca: a gongórica e a conceptista. A estética gongórica preocupa-se com a descrição das coisas, é frequente o uso de figuras de linguagem como a antítese, a metomínia, o paradoxo, o assíndeto, a metáfora, o simbolismo, a sinestesia, a hipérbole e a catacrese, além do uso de neologismo. Preocupa-se com a linguagem bem trabalhada. A estética conceptista, no entanto, estápreocupada em conhecer a essência das coisas, ao invés de descrevê-las. Utiliza-se mais da razão do que da emoção. Há o uso de antíteses e paradoxos, tornando o raciocínio mais ambíguo em busca da satisfação da inteligência.
A linguagem barroca é exagerada de imagens e figuras de linguagem, ou seja, preocupa-se com a aparência e expõe assuntos que envolvem a religião problemática da época.BARROCO NO BRASIL
O Barroco se encontrou primeiro em Pernambuco e na Bahia, sedes de grande riqueza da época: a cana-de-açúcar.
Foi nesse período que surgiu não só o primeiro, mas um dos mais talentosos poetas brasileiros: Gregório de Matos Guerra. Não se deve esquecer também, de Padre Vieira, que não só escreveu grande parte de sua obra no Brasil, tratando de nossa realidade.
PRINCIPAIS AUTORES EOBRAS
Os principais autores barrocos que podemos citar são:
Padre Manuel Bernardes (1644-1710): Nascido em Lisboa (Portugal). Produziu obras de cunho místico e moralista com uma linguagem simples e espontânea. Principal obra: Nova Floresta.
Francisco Rodrigues Lobo (1580-1622): Nascido em Leiria (Portugal). Poeta bucólico e de influência camoniana. Principais obras: Éclogas e Pastor Peregrino.Sóror Violante do Céu (1601-1693): Nascido em Lisboa (Portugal). Produziu poemas marcados pelo sentido passional pelas imagens sutis e pela veemência. Depois de entrar para o convento, impregna suas poesias de cunho religioso. Principal obra: Rimas Várias.
Francisco Manuel de Melo (1608-1667): Nascido em Lisboa (Portugal). Era voltado para a poesia lírica, a historiografia, o teatro e a prosafilosófica e moralizante. Principal obra: Carta de Guia aos Casados.
Frei Luís de Sousa (1555-1632): Historiador rigoroso. Principais obras:
História de São Domingos e Anais de D. João III.
Sóror Mariana Alcoforado (1640-1723): Freira nascida em Beja (França). Escreveu Cartas Portuguesas em 1669, atribuídas a um amor proibido, uma paixão violenta, incontrolada e não correspondida por um...
tracking img