Barroco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1161 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PARIS

Paris medieval, já era uma das cidades européias mais importantes. Era composta de três partes, que eram cercadas pelos muros de Carlos V, construídos em 1370:
-a cité, na ilha onde foi fundada a primeira aldeia gaulesa;
-a université, na margem esquerda, onde em 1210 Abelardo e seus colegas fundam a célebre universidade;
- a ville na margem direita, onde residem as corporaçõescomerciais e o governo municipal.
Os reis da França, que na Renascença residiam nas cidades do Loire, passam a se estabelecer em Paris a partir de 1528. No século XVI, Paris se desenvolve ainda mais e ultrapassa os muros, chegando a 200.000 ou 300.000 habitantes; mas as guerras religiosas e o sítio de Henrique IV (1589 – 1594) danificam gravemente a cidade. O novo rei conquista uma cidade arruinadae despovoada. Nos quinze anos seguintes, até sua morte em 1610, Henrique IV inicia um programa de obras públicas organizadas por repartições especializadas. Grande parte destas obras estava concentrada em Paris, para acentuar a importância da capital.
Principais iniciativas do séc. XVII:
- ampliação dos muros de Carlos V, incluindo os novos subúrbios ocidentais;
- reorganização das ruas e dasinstalações (aqueduto e esgoto);
- abertura de novas praças: a Place Royale (fig. 01); a Place Dauphine (fig.02 e 03) a Pl
ace de France (fig.04);
- a ampliação do Paço do Louvre;
- a construção de uma nova residência suburbana em Saint – Germain (fig. 05).
Depois de 1610 até a tomada do poder por Luís XIV (1661), a organização criada por Henrique IV continua funcionando. A cidade de Pariscresce rapidamente e na primeira metade do século chega a 400.000 habitantes. Luís XIII, Richeleu e Mazzarino estão empenhados em uma série de guerras e não dispõem de meios de desenvolver um programa contínuo de obras públicas. A iniciativa passa para especuladores particulares, que constroem bairros inteiros, na ilha de São Luís e na margem esquerda.



Fig. 01 Place Royale (acima) e Fig.02 Place Dauphine (abaixo)

Fig. 03 Place Dauphine (planta)



Fig. 04 Place de France


Forma-se a nova cultura artística e literária do “grande século”: Mansart na arquitetura, Poussin na pintura, Corneille na literatura e Descartes na filosofia estabelecem as bases do novo classicismo racional, francês e europeu. Esta cultura prepara os instrumentos para um controle mais rigorosodo ambiente natural e artificial, e de fato torna possíveis, depois da metade do século, grandes arranjos unitários numa escala até então desconhecida. O primeiro destes é a residência de Vaux nos arredores de Paris, construída de 1556 a 1660 para o riquíssimo superintendente das Finanças de Mazzarino, Fouquet. O jardim é projetado por Le Nôtre (1613 -1700), a arquitetura por Le Vau (1612 –1670), a decoração por Le Brun (1619 – 1690); (Fig. 05).




Em 1661, Fouquet convida o rei e sua corte para a inauguração de Vaux, que compreende uma ceia cozinhada por Vatel, um balé escrito por Moliere e musicado por Lulli, um espetáculo de fogos de artifício; três semanas depois, o imprudente proprietário é preso por ordem do rei, e sua equipe de artistas passa para o serviço de Luis XIV,inserindo-se na organização pública coordenada pelo novo superintendente, Colbert.

Em seu longo reinado (de 1661 a 1715), leva a cabo uma série de intervenções importantes em Paris e nos arredores, que se tornam o modelo obrigatório para todas as outras cortes européias.

- a inserção de alguns episódios arquitetônicos limitados no tecido já construído: o novo arranjo do Louvre (para o qual éconsultado também o velho Bemini); a Place des Victoires; a Place Vendôme; o Palace des Invalides.
- a formação de uma nova periferia, descontínua e misturada com o campo. De fato, as antigas fortificações são derrubadas, e em seu lugar é traçada uma coroa de avenidas arborizadas (os boulevards).

A população atinge cerca de 500.000 habitantes.

Paris se torna uma cidade aberta.
O...
tracking img