Barroco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (539 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
No século XVI, período de colonização portuguesa no Brasil, o movimento catequético indígena atingiu o seu ápice, com o intuito de doutrinar os selvagens. Os portugueses ao chegarem ao Brasil, comexpectativa de achar as riquezas da Índia, extraíram o pau-brasil, não tão valioso quanto as especiarias indianas, e o desejado ouro não foi encontrado. A ausência da riqueza decepcionou os portuguesesque por um período deixou de lado a exploração por mais de trinta anos.

Em 1525 começa a colonização como modo de impedir que os franceses dominassem a, até então, colônia portuguesa. Como o metalprecioso não havia ainda sido achado pelas terras começou-se a cultura da cana-de-açúcar. Segundo Merquior, foi nessa fase que as famílias portuguesas se instalaram na colônia. Contudo o papel deinfluência que o clero havia em Portugal não chegou à colônia da mesma forma que exercia no país europeu, o pensamento iluminista atingia seu auge com o mercantilismo.

Nesse contexto houve o surgimentodo papel do jesuíta, inicialmente dupla: o da catequese e o de magistério. Entretanto o objetivo dos clérigos foi sucumbido pelos interesses dos colonizadores portugueses, que não respeitavam nenhumdireito humano. Os índios, sob a exploração portuguesa não tinham outra serventia se não fosse a de escravo. O que ocasionou trabalhos jesuíticos limitados por interesses capitalistas da nobrezaportuguesa. “O insucesso do projeto jesuítico no Brasil colônia explica por que a nossa primeira manifestação literária – a literatura dos catequistas – ficou sem sucessão histórica.” (MERQUIOR,1996)

ALITERATURA BARROCA NO BRASIL

Quanto à produção literária no Brasil, o período barroco apresenta uma regressão do elemento português e uma ascensão do brasileiro. Portella diz que foi nesta épocaregistram-se as primeiras discordâncias ponderáveis entre o colonizador e o colonizado. Discordâncias que são aparentes nas obras de Padre Antônio Vieira, onde há menções de indígenas, cristões novos...
tracking img