Barroco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1994 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BARROCO
Em sua estética, o barroco revela a busca da novidade e da surpresa; o gosto pela dificuldade, pregando a ideia de que se nada é estável tudo deve ser decifrado; a tendência ao artifício e ao engenho; a noção de que no inacabado reside o ideal supremo de uma obra artística.
A literatura barroca se caracteriza pelo uso da linguagem dramática expressa no exagero de figuras de linguagem,de hipérboles, metafóricos, anacolutos e antíteses
Teve início em 1580 após a morte de Camões , quando Portugal entra em decadência após o desaparecimento do Rei D. Sebastião motivo pelo qual Portugal nunca mais teve o mesmo prestígio (início do Sebastianismo). Portugal perde sua autonomia para a Espanha porque após o desaparecimento de D. Sebastião quem assume o poder foi o Cardeal D. Henriqueque por não ter herdeiros passou o trono a Felipe II da Espanha que acabou por anexar Portugal a Espanha. Termina em 1756 quando se funda a Arcádia e a Lusitânia. No barroco encontramos o dualismo, isto é, grandes contrastes, mostrando o homem dividido entre a cultura medieval (religião e misticismo) e a cultura clássica (racionalista) podendo assim citar os conflitos entre corpo e alma, vida emorte, Deus e o Diabo, Deus e homem, Carne e Espírito, etc. No barroco há sempre um desejo de conciliar essas diferenças, integrá-los, por isso recorrem frequentemente ao uso de figuras de linguagem, uma segunda característica forte no barroco. Um dos ícones da literatura barroca foi o Padre Antonio Vieira, que teve grande influencia na oratória, através da escrita de seus sermões.
PADRE ANTÔNIOVIEIRA nasceu em Lisboa, em 1608, chegou ao Brasil e se instalou em Salvador, iniciando seu noviciado na Companhia de Jesus. Efetivou uma política de defesa dos cristãos-novos, procurando protegê-los da Inquisição em Portugal.
Sua extensa obra reflete seu envolvimento nos debates sociais e políticos de Portugal e do Brasil no século XVII. Os sermões e cartas, além de temas especificamentereligiosos também manifestam questões polêmicas da época como: a luta pela independência portuguesa, o confronto com holandeses no nordeste, a escravidão índia e negra, a defesa dos judeus e cristãos-novos contra a intolerância da Inquisição.
OBRAS: CARTAS E SERMÕES, Sermão da Sexagésima, Sermão de Santo Antônio aos peixes e outros.
Sua obra é notável pelo manuseio da expressão verbal, são textosriquíssimos em imagens, jogos de significado e conceitos, metáforas, e ricos em recursos linguísticos.
Para a literatura, sua importância foi fundamental. Vieira fixou a prosa na língua portuguesa nos mesmos padrões de realização artística a que Camões fixou a poesia, transformando-se num clássico da língua.
O mais conhecido sermão de Vieira, o Sermão da Sexagésima é uma conclusão de que a palavrade Deus vinha obtendo poucos resultados porque os pregadores estavam mais aplicados em obter efeitos literários do que moralizantes, o que transformava os sermões em vazios estéticos.
Vieira compara a estrutura do sermão à estrutura de uma árvore, a árvore da vida, onde as partes constituintes da árvore, todas relacionadas às partes do sermão.(troncos, ramos, folhas, varas, flores, frutos) numaordem simetricamente inversa a seguir(frutos, flores, varas, folhas , ramos e tronco. Lendo-se cuidadosamente percebe-se o ritmo das frases e a cadência do texto. Era uma peça para ser exposta oralmente.
O barroco no Brasil teve forte influencia do Barroco Europeu, mais mesmo assim teve sua "versão brasileira" própria da tropicalização da arte Barroca. As características principais dessa arte sedeve ao fato da sua forte marca dual, em virtude do Carpe Diem e sua abscuridade. No Brasil se inclui mais uma característica forte, que é a presença de gírias, expressões locais diversas, termos africanos, indígenas e até palavrões. Um dos principais representantes do Barroco enquanto poema foi Gregório de Matos, através da literatura Satírica, Lírica Amorosa, Religiosa e Filosófica. Conhecido...
tracking img