Barroco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1336 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Barroco
O que é barroco?
O Barroco foi um período estiístico e filósico da História da sociedade ocidental, ocorrido desde meados do século XVI até o século XVIII. Foi inspirado no fervor religioso e na passionalidade da Contra-reforma. Didaticamente falando, o Período barroco, vai de 1580 a 1756.
O termo “barroco” advém da palavra portuguesa homónima que significa “pérola imperfeita”, ou porextensão jóia falsa. A palavra foi rapidamente introduzida nas línguas francesa e italiana.
Características do barroco

CULTISMO ou GONGORISMO – É o jogo de palavras; é o rebuscamento da forma, é a obsessão pela linguagem culta, erudita, por meio de inversão da frase (hipérbato), do uso de palavras difíceis.
É o abuso no emprego de figuras de linguagem, especialmente a metáfora, a antítesee o hipérbato.
O principal cultista do barroco mundial foi o espanhol Luiz de Gôngora. No Brasil, Gregório de Matos.
CONCEPTISMO – É o aspecto construtivo do Barroco, voltado para o jogo das idéias e dos conceitos.
É a preocupação com as associações inesperadas, seguindo um raciocínio lógico, racionalista.
O principal conceptista do barroco mundial foi o espanhol Francisco de Quevedo. NoBrasil, padre Antônio Vieira.

TEOCENTRISMO x ANTROPOCENTRISMO – O rebusca-mento da arte barroca é reflexo do dilema em que vivia o homem do seiscentismo (os anos de 1600). Daí as preferências por temas opostos: espírito e matéria, perdão e pecado, bem e mal, céu e inferno. Tudo isso gerava a preocupação com a brevidade da vida (carpe diem).
Principais artistas e obras do barroco
PadreManuel Bernardes (1644-1710): Nova Floresta
Francisco Rodrigues Lobo (1580-1622): Éclogas e Pastor peregrino.
Sóror Violante do Céu (1601-1693): Rimas Várias.
Francisco Manuel de Melo (1608-1667): Carta de Guia aos Casados.
Frei Luís de Sousa (1555-1632): História de São Domingos e Anais de D. João III
Sóror Mariana Alcoforado (1640-1723): Cartas Portuguesas.
Padre Antônio Vieira (1608-1697):Sermão da Sexagésima e Sermão de Santo Antônio ou Sermão aos Peixes.
Gregório de Matos Guerra (1633-1695): Á mesma D. Ângela (lírica); A Jesus Cristo Nosso Senhor (religioso); e a poesia em que o eu-lirico revela sua visão da Bahia (satírica).
Barroco no Brasil
O Barroco apareceu no Brasil quando já se haviam passado cerca de cem anos de presença colonizadora no território; a população já semultiplicava nas primeiras vilas e alguma cultura autóctone já lançara sementes. O Barroco não foi, assim, o veículo inaugural da cultura brasileira, o Maneirismo cumpriu o papel de iniciador, mas floresceu ao longo da maior parte de sua curta história "oficial" de 500 anos, num período em que os residentes lutavam por estabelecer uma economia auto-sustentável - contra uma natureza selvagem e povosindígenas nem sempre amigáveis - até onde permitisse sua condição de colônia pesadamente explorada pela metrópole. O território conquistado se expandia em passos largos para o interior do continente, a população de origem lusa ainda mal enraizada no litoral estava em constante estado de alerta contra os ataques de índios pelo interior e piratas por mar, e nesta sociedade em trabalhos de fundaçãose instaurou a escravatura como base da força produtiva.
O Barroco no Brasil foi formado por uma complexa teia de influências européias e locais, embora em geral coloridas pela interpretação portuguesa do estilo. É preciso lembrar que o contexto econômico em que o Barroco se desenvolveu na colônia era completamente diverso daquele que lhe dava origem na Europa. Aqui o ambiente era de pobreza eescassez, com tudo ainda por fazer. Por isso o Barroco brasileiro já foi acusado de pobreza e incompetência quando comparado com o europeu, de caráter erudito, cortesão, sofisticado e sobretudo branco, apesar de todo ouro nas igrejas nacionais, pois muita coisa é de execução tecnicamente tosca, feita por mão escrava ou morena. Mas esse rosto impuro, mestiço, é que o torna único e inestimável....
tracking img