Barroco

Páginas: 3 (736 palavras) Publicado: 17 de março de 2012
Colégio Monte Castelo

Barroco Brasileiro

Marabá – PA

Colégio Monte Castelo
Aluna : Ketlen Amábile V. Marques
Disciplina : Artes
Professora : Rutheleia

* Música
* Escultura* Pintura

Barroco no Brasil
O barroco brasileiro foi diretamente influenciado pelo barroco português, porém, com o tempo, foi assumindo características próprias. A grande produção artísticabarroca no Brasil ocorreu nas cidade auríferas de Minas Gerais, no chamado século do ouro (século XVIII). Estas cidades eram ricas e possuíam um intensa vida cultura e artística em plenodesenvolvimento.
O principal representante do barroco mineiro foi o escultor e arquiteto Antônio Francisco de Lisboa também conhecido como Aleijadinho. Sua obras, de forte caráter religioso, eram feitas emmadeira e pedra-sabão, os principais materiais usados pelos artistas barrocos do Brasil. Podemos citar algumas obras de Aleijadinho : Os Doze Profetas e Os Passos da Paixão, na Igreja de Bom Jesus deMatozinhos, em Congonhas do Campo (MG).
Outros artistas importantes do barroco brasileiro foram: o pintor mineiro Manuel da Costa Ataíde e o escultor carioca Mestre Valentim. No estado da Bahia, o barrocodestacou-se na decoração das igrejas em Salvador como, por exemplo, de São Francisco de Assis e a da Ordem Terceira de São Francisco.
Escultura
A escultura barroca é marcada por um intensodramatismo, pela exuberância das formas, pelas expressões teatrais e pela luz e movimento. As figuras que exibem dramatismo, faces expressivas e roupas esvoaçantes. Na Itália, destacou-se o trabalho deBernini. Em Portugal, António Ferreira e Machado de Castro foram os escultores de maior relevo. No Brasil tornou-se célebre o Aleijadinho. A escultura barroca contraria a idéia anterior do Renascimento: asobriedade e racionalidade das formas. Este pensamento não se demostrou apenas na escultura mas também na pintura, moda, escrita e mesmo no modo de vida das pessoas. Um excelente exemplo da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Barroco
  • Barroco
  • BARROCO
  • barroco
  • barroco
  • Barroco
  • Barroco
  • Barroco

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!