Barroco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1708 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumario

1-Linguagem Barroca
2-Conceptismo-cultuismo
3-Contradição -exagero
4-Arquitetura
5-Principais representantes

Introdução

O Barroco foi um período estilístico e filosófico da História da sociedade ocidental, ocorrido desde meados do século XVI até ao século XVIII. Foi inspirado no fervor religioso e na passionalidade da Contra-reforma. Didaticamente falando, o Período barroco,vai de 1580 a 1756.

O termo "barroco" advém da palavra portuguesa homónima que significa "pérola imperfeita", ou por extensão jóia falsa. A palavra foi rapidamente introduzida nas línguas francesa e italiana.

Linguagem Barroca:

Iniciou-se em 1580, com a unificação da Península Ibérica. No Brasil o Barroco teve início em 1601, com a publicação do poema épico Pro-sopopéia, de BentoTeixeira. Suas principais características são o culto exagerado da forma, o que implica no uso das figuras de linguagem (principalmente metáfora, antítese e hipérbole) e o conflito entre o terreno e o celestial. A literatura Barroca possui como marcos estilísticos o Exagero, a Dualidade e a Religiosidade. O Movimento Barroco se deu em meio a diversos acontecimentos históricos importantes tais como:achamento das terras americanas, mudança do comércio mundial, solidificação da Inquisição e do poder do Clero e o Absolutismo Político. Seus principais autores são Padre Antonio Vieira e Gregório de Matos. No estilo encontramos o pessimismo, exagero emocional, as contradições imperam(uso de antíteses, paradoxos e oxímoros). Já o dualismo estilístico é caracterizado pelos estilos cultista e conceptista.* Cultismo: jogo de palavras.
* Conceptismo: jogo de idéias.

Os autores brasileiros mais importantes do período foram Gregório de Matos Guerra e Padre António Vieira.

Cronologicamente, o movimento se inicia no século XVI e vai até o século XVII.

É um movimento dionisíaco e de transição (divisão): teocentrismo (teoria que Deus era o centro de tudo) → antropocentrismo (o homem éo centro de tudo).

Características da Linguagem Barroca

* Requinte formal -> Textos com nível lingüísticos sofisticado. Apresenta construções sintáticas elaboradas e vocabulário de nível elevado. O Barroco literário foi uma arte de aristocracia e refinamento
* Figuração -> O texto Barroco utiliza a figuração, a sugestão por meio de metáforas, de comparações, símbolos e alegorias.
*Conflito espiritual -> O homem Barroco sente-se dilacerado e angustiado diante da alteração dos valores, dividindo-se entre o mundo espiritual e material.
* Temas contraditórios -> Há gosto pela confrontação violenta de temas opostos, como: amor/dor, vida/morte...
* Efemeridade do tempo e Carpe Diem -> Há consciência de que a vida terrena é passageira e, por isso, é preciso pensar na salvação. Porém,se ela é passageira, sente-se desejo de gozá-la antes que acabe, o que resulta num sentimento contraditório.
* Cultismo -> É o rebuscamento formal, caracterizado pelo jogo de palavras e pelo excessivo emprego de figuras de linguagem.
* Conceptismo -> É o jogo de idéias, constituído pelas sutilezas do raciocínio e do pensamento lógico, por analogias.
* Jogo de claro/escuro -> O Barroco apreciafundir a luz e a sombra, o que traduz o conflito resultante do desejo de fundir a fé e a razão

Algumas figuras de linguagem merecem ser consideradas, pois são encontradas com freqüência na linguagem Barroca. São elas: metáfora, metonímia, antítese, hipérbole, inversão, anáfora, paradoxo e parábola.

Cultismo

o cultismo valoriza a forma e a imagem construída no texto através de jogos depalavras (uso de metáforas, metonímias, hipérboles - exageros - antíteses, paradoxos e comparações). Este jogo de palavras brinca com os sentidos que são construídos ao longo do texto. Observe um exemplo num poema de Gregório de Matos:

Nasce o Sol, e não dura mais que um dia,
Depois da Luz se segue a noite escura,
Em tristes sombras morre a formosura,
Em contínuas tristezas a alegria.

Porém...
tracking img