Barroco na italia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2218 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O BARROCO NA ITÁLIA

A arte barroca desenvolveu-se no início do século XVII, num período muito importante na história da civilização ocidental, pois nele ocorreram mudanças que deram nova feição à Europa da Idade Moderna.
Para entender melhor os acontecimentos desse século, é preciso buscar suas origens no século XVI. O mais importante deles foi sem dúvida a Reforma Protestante, que teveinício na Alemanha e, a seguir, expandiu-se por muitos outros países.
Embora tenha sido um movimento de caráter religioso, a reforma teve conseqüências que ultrapassaram as questões da fé, pois provocaram alterações em outros setores da cultura européia. Uma delas foi favorecer o aparecimento de Estados nacionais e dos governos absolutos, pois propunha que cada nação se libertasse da submissão aopapa.
No entanto, a Igreja Católica logo se organizou contra a Reforma Protestante. Na verdade, desde o início do século XV havia um movimento dentro da Igreja que pretendia eliminar os abusos dos mosteiros e fortalecer a vida espiritual. Mas foi somente no século XVI que essa reação ganhou caráter de contra-reforma, em virtude da convocação do Concílio de Trento.
Com os trabalhos conciliares ea atuação das grandes ordens religiosas, entre elas a Companhia de Jesus, a Igreja Católica retomou sua força e novas igrejas foram edificadas.
Outra vez, então, a arte é vista como um meio de propagar o catolicismo e ampliar a sua influência. Dentre as obras que melhor expressam a preocupação da Igreja de revigorar seus princípios doutrinários está O Juízo Final, que Michelangelo pintou naCapela Sistina entre os anos de 1536 e 1541. A intensidade expressiva e o vigor das figuras dessa obra fazem de Michelangelo, inegavelmente, o precursor de um estilo- conhecido por Barroco –que desabrochará plenamente no século XVII. Não só como pintor, mas também como arquiteto, Michelangelo já manifestava um novo estilo, como se pode observar na cúpula da basílica de São Pedro, no Vaticano.
A artebarroca originou-se na Itália, mas não tardou a irradiar-se por outros países da Europa e a chegar também no continente americano, trazido pelos colonizadores portugueses e espanhóis.
Entretanto, ela não se desenvolveu de maneira homogênea. Houve grandes diferenças entre os artistas e entre as obras produzidas nos diferentes países. A arte barroca no início do século XVII na Itália, porexemplo, é muito diferente da que se desenvolveu na Holanda nesse mesmo século. Apesar disso, alguns princípios gerais podem ser identificados como caracterizadores dessa concepção artística: as obras barrocas romperam o equilíbrio entre o sentimento e a razão, que os artistas renascentistas procuram realizar de forma muito consciente; na arte barroca, predominam as emoções e não o racionalismo da arterenascentista.
De modo geral, as características da pintura barroca podem ser resumidas em alguns pontos principais. O primeiro é à disposição dos elementos dos quadros, que sempre formam uma composição em diagonal, além disso, as cenas representadas envolvem-se em acentuado claro-escuro, o que intensifica a expressão de sentimentos. Quanto ao assunto, a pintura barroca é realista, mas arealidade que lhe serve de ponto de partida não é só a vida de reis e rainhas de cortes luxuosas, mas também a do povo simples.
Dentre os pintores barrocos italianos, selecionam-se três mais expressivos:
Tintoretto: a produção artística dele foi muito grande. Pintou temas religiosos (Reencontro do Corpo de São Marcos), mitológicos (Vênus e Vulcano) e retratos (Jacopo Soranzo), sempre com duascaracterísticas bem marcantes: os corpos das figuras são mais expressivos do que seus rostos e a luz e a cor têm grande intensidade. Essas características são encontradas, por exemplo, no quadro Cristo em Casa de Maria e Maria.
Caravaggio: não se interessou pela beleza clássica que tanto encantou o Renascimento. Ao contrário, procurava seus modelos entre os vendedores, músicos ambulantes, os ciganos,...
tracking img