Barro da vida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3089 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO


LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
BARRO DA VIDA
Vivaldo Coaracy
A vida de cada um de nós é o punhado de barro que nos é dado para que o trabalhemos e aperfeiçoemos, de acordo com as nossas capacidades e gostos, imprimindo¬lhe a marca de nossa personalidade, transmitindo-lhe o que em nós houver, dando-lhe um destino. É a tarefa que nos cabe: fazer alguma coisacom a vida que vivemos. Só assim a justificamos. É o preço que devemos pagar pela nossa passagem pelo mundo.
Nem a todos é dado fazer da própria existência uma obra de arte, um exemplo de beleza ou de bondade porque o belo e o bem se confundem para abrir no coração dos outros um clarão de alegria, para distribuir em torno de si a graça de um sorriso. Raros, muito raros, são os escultores quetransformam o barro vil da própria vida em fonte de inspiração capaz de trazer às almas dos outros as horas preciosas de alegria, de esperança ou de paz. São os Artistas, os Sábios e os Santos.
Não há, porém, que desprezar pela sua humildade a bilha em que repousa a água que dessedenta, o pote em que se coze o alimento dos simples. O trabalho do oleiro é o que ele pôde dar de si, é o que está na suaaptidão e capacidade. Não se lhe exija mais. Fez da sua vida uma obra de utilidade, cumpriu a sua tarefa. Se as estatuetas deleitam as nobres faculdades do espírito, não são os púcaros menos necessários ao comezinho conforto material. Quem faz da sua vida, porque mais não pode dar, modesto instrumento de utilidade real, cumpre a sua missão humana.
Constituem legião os que, destituídos de dons ede habilitações, nada mais podem fazer com o barro da própria vida do que amoldá-lo em tijolos uniformes e iguais. Entra dia e sai dia, e eles os consomem na rotina monótona da única tarefa que lhes é dado executar. Que importa? Fazem da existência aquilo de que são capazes. Um dia chegará o alvanel que há de reunir os tijolos, soldá-los uns aos outros, combiná-los numa estrutura que tanto podeser o tosco abrigo de um lar pobre como o soberbo palácio da opulência. Os tijolos, todos iguais, tanto servem a um como a outro. Não saberá o tijoleiro, nem lhe importa saber, qual a utilização final da obra de suas mãos. Cumpriu a sua tarefa.
Estatuário de gênio ou mero esculpidor de figurinhas; ceramista inspirado ou simples torneador de alguidares modestos; tijoleiro humilde que seja, cada umfez com o barro da vida aquilo de que era capaz. Todos justificaram a sua existência. Porque todos, cada qual na sua esfera, dentro dos limites impostos pelos seus dons e aptidões, realizaram o destino do Homem: SERVIR.
Porque este, minha filha, é o verdadeiro e supremo sentido da Vida. A existência nos é dada, como um barro maleável, para que, com os meios de que dispomos, a modelemos para comela fazer alguma coisa de que resulte alegria, proveito ou utilidade para os outros. Só assim nos mostramos dignos dela. Servir é a lei da vida.
Sobre o texto.
a) De acordo com o texto, o homem pode "moldar-se". Você concorda com esta observação? Justifique sua resposta.
R: Sim, Porque durante a nossa toda a nossa vida nos , nós educamos e nos aperfeiçoamos como ser humano.

b) Para onarrador, de que maneira justificamos o fato de estarmos vivos?
R: Quando nos mondamos nossa vida, em algo que nos faz feliz.
c) Todas as pessoas possuem a capacidade de se tomarem uma "obra de arte". Você concorda com o narrador? Por quê?
R; concordo com a ideia dele, porque todos somos capazes de ser único, isso acontece por falta de oportunidades.

d) Se não somos artistas, sábios nemsantos, de que maneira podemos cumprir a nossa missão humana, conforme o texto?
R: Quando fazemos o que podemos, que esta ao nosso alcance, aquilo que somos capazes de fazer.

EXERCÍCIOS
1. Reescreva os períodos de modo tal que melhore a ordenação das palavras.
a) Rafaela, de 13, que ficou muito feliz: ela ganhou um dia num day spa como presente de aniversário da mãe
.R; Rafaela ficou muito...
tracking img