Barrete

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1761 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1) Introdução .................................................................................................................. 2
2) Fases Executivas ........................................................................................................ 3
2.1) Mureta-guia ............................................................................................................ 42.2) Escavação ................................................................................................................ 5
2.3) Içamento da armadura/concretagem ................................................................... 6
2.4) Central de tratamento e reciclagem do fluido estabilizante .............................. 7
2.5) Arrasamento de estacas barrete com argamassa expansiva............................. 9
3) Escolha da fundação ................................................................................................ 8

1) Introdução
São estacas de secção retangular derivadas de um ou mais painéis de parede de diafragma e utilizados como elementos portantes de fundações em substituição às estacas de grande diâmetro (estacões).
A Norma NBR 6122 / 96 defineestaca escavada como o tipo de fundação profunda executada por escavação mecânica, com uso ou não de lama bentonítica ou uso de revestimento total ou parcial, e posterior concretagem.
A carga admissível de uma estaca escavada com a ponta apoiada no solo deve atender simultâneamente as seguintes condições: a resistência de atrito lateral do fuste não pode ser inferior a 80% da carga de trabalho daestaca; a resistência total não pode ser inferior a duas vezes a carga de trabalho da estaca.
Quando a estaca tiver a sua ponta embutida em rocha e, que se possa garantir o contato entre o concreto e a rocha, toda carga pode ser absorvida pela resistência de ponta, valendo neste caso um coeficiente de segurança não inferior a três.
Para o cálculo estrutural devemos ter a resistênciacaracterística do concreto fck 20 MPa adotando-se um fator de redução de resistência c = 1,9.
Para as estacas submetidas apenas a compressão, se a tensão média de compressão for 5 MPa a estaca só precisa ser armada no trecho superior com uma armadura mínima de As = 0,5 % da área de concreto.

2)Fases executivas
2.1) Mureta-guia
As principais funções da camisa guia são as seguintes:
- Locar a posição daestaca a ser escavada;
- Guiar a ferramenta de escavação;
- Conter o solo no trecho inicial da escavação devido a grande variação do nível de lama pela entrada e saída da ferramenta de escavação;
- Garantir uma altura de lama compatível com o nível do lençol freático
– Mínimo de 2,00 m.
A camisa guia normalmente é de concreto armado. A altura da camisa varia entre 1,50 m e 2,00 m.
2.2)Escavação
A hidrofresa é um equipamento de acionamento hidráulico que opera com o princípio da circulação reversa. Neste sistema o avanço da escavação ocorre por meio de rodas e correntes de corte que trabalham em alta rotação desagregando o substrato terroso ou rochoso.
A lamela é preenchida com fluído estabilizante (lama bentonítica ou polimérica) e conforme avanço do equipamento, o materialescavado é retirado da cava através de sucção por bomba de alta capacidade acoplada ao corpo da ferramenta.
O fluído estabilizante junto com o material escavado é direcionado a uma estação de tratamento, onde ocorre a separação destes elementos e reciclagem da lama estabilizante. A lama reciclada é então redirecionada a cava.
A utilização da hidrofresa é indicada para obras que necessitam de umsistema de contenção de materiais muito resistentes e não escaváveis com o sistema convencional (clam-shell em queda livre ou clam-shell hidráulico) tais como: solos residuais, rochas alteradas e rochas brandas. Além da utilização em sistemas de contenção, a hidrofresa também é indicada para a execução de estacas barrete e diafragma plástico.
As vantagens associadas à escolha da hidrofresa para...
tracking img