Barreiras para uma comunicação eficaz

• O emissor tem pouco conhecimento do assunto ou um preparo inadequado
• Palavras inadequadas para expressar conceitos ou situações difíceis
• Tanto oemissor quanto o receptor usam vocabulário diferente
• O emissor não acredita na mensagem ou na politica a ela relacionada
• Interferências externas ou distrações

Barreiras para uma comunicação eficazMuitas vezes a comunicação deixa de efetivar-se por barreiras, “obstáculos”, que restringem a sua eficácia, os quais podem estar ligados ao emissor, ao receptor, ou a ambos, ou ainda ainterferências presentes no canal de comunicação. Nós podemos entender como barreiras nas comunicações, desde as limitações de ordem emocional, tais como a incapacidade dos interlocutores para abordardeterminados temas considerados por demais ameaçadores, até as dificuldades relacionadas à utilização dos códigos de linguagem; todos estes fatores representam maior ou menor grau de obstáculos a uma comunicaçãoplena.

Uma má comunicação pode ser atribuída ao pouco conhecimento do emissor no assunto a ser transmitido fazendo com que receptor não consiga decodificar a mensagem podendo causar inúmerasconsequências em uma empresa, já que não houve ênfase na transmissão da mensagem.
Ter completa clareza do que se deseja utilizar uma linguagem adequada ao receptor e colocar-se no lugar da outra parte,leva a uma comunicação mais eficiente e por consequência melhores resultados.

Palavras inadequadas podem gerar significativo impacto sobre os negócios e a reputação das empresas, com reflexo diretosobre os clientes, resultados financeiros e, ainda poderá trazer problemas jurídicos para as corporações.
Muitas vezes a comunicação não ocorre, ou ocorre com resultados ruins pelo uso de palavrasinadequadas.

O vocabulário diferente usado entre o emissor e o receptor certamente não ocorrerá tendo bons resultados.
Para que a comunicação efetivamente exista, é necessária a escolha adequada... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 06). Barreiras para uma comunicação eficaz. TrabalhosFeitos.com. Retirado 06, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Barreiras-Para-Uma-Comunica%C3%A7%C3%A3o-Eficaz/43146.html

MLA

"Barreiras para uma comunicação eficaz" TrabalhosFeitos.com. 06 2011. 2011. 06 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Barreiras-Para-Uma-Comunica%C3%A7%C3%A3o-Eficaz/43146.html>.

MLA 7

"Barreiras para uma comunicação eficaz." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 06 2011. Web. 06 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Barreiras-Para-Uma-Comunica%C3%A7%C3%A3o-Eficaz/43146.html>.

CHICAGO

"Barreiras para uma comunicação eficaz." TrabalhosFeitos.com. 06, 2011. Acessado 06, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Barreiras-Para-Uma-Comunica%C3%A7%C3%A3o-Eficaz/43146.html.