Barreiras alfandegarias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 57 (14115 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO DE PESQUISA





TEMA



Barreiras Alfandegárias.

1. DELIMITAÇÃO DO TEMA


A Quebra das Barreiras Alfandegárias ao Comércio Internacional

2. PROBLEMA DE PESQUISA


Até que ponto as barreiras alfandegárias impedem o comércio internacional?

3. HIPÓTESES


a) Corrida tecnológica para que haja uma concorrência leal com os produtos nacionais eimportados.
b) Melhoramento dos bens de consumo dos produtos nacionais em relação aos note americanos.
c) A quebra das barreiras pode abrir as portas para o contrabando de mercadorias, a falta de fiscalização sanitária e proteger a economia nacional, deixando que a produção continue de má qualidade e à preços altíssimos.
4. OBJETIVO GERAL


Quebrar barreiras aduaneiras existentes,facilitando a comercialização de produtos industrializados nos mercados internacionais, estabelecendo compromissos para seus signatários em termos de maior desenvolvimento comercial, garantindo assim, a livre circulação de mercadorias no Mercado Único.



OBJETIVOS ESPECÍFICOS


a) Descrever o sistema das barreiras alfandegárias entre Brasil e EUA atualmente.
b) Incentivar aconcorrência leal.
c) Incentivar a melhoria da tecnologia e da qualidade dos produtos.



JUSTIFICATIVA



O presente projeto de pesquisa justifica-se pela necessidade de propor melhorias dos produtos brasileiros em relação às grandes potências, aumentando e desenvolvendo tecnologias mais avançadas para que nossos produtos tenham alta qualidade satisfazendo assim a necessidade de todos osconsumidores.



METODOLOGIA


8.1 Quanto à abordagem de pesquisa.

a) Método Hipotético-Dedutivo.


Inicia-se com um problema derivados dos fatos de como tornar as empresas nacionais mais competitiva em relação aos Estados Unidos. O pesquisador observa com o objeto de extrair da realidade o problema a ser investigado, proporcionando soluções relacionadas ao melhor desenvolvimento dosseus produtos com mais qualidade.




8.2 Quanto aos métodos e procedimentos

a) Método Observacional


Observa e estuda algo que acontece no mercado brasileiro, para que as falhas sejam corrigidas possibilitando a melhoria qualidade dos produtos, proporcionando assim uma concorrência mais leal.


b) Método Monográfico ou Estudo de Caso


Consiste na investigação aprofundada deum problema ou falha, que está acontecendo atualmente nas empresas nacionais em relação às empresas note americanas; analisando os métodos a serem aplicados para a solução desses problemas.

c) Método Estruturalista

Analisa a forma do funcionamento dos elementos pesquisados e observados e suas interações. A estrutura do fenômeno investigado serve como modelo para melhor avaliar arealidade, propondo mudanças necessárias e favoráveis à toda a economia nacional.


8.3 Quanto às Técnicas


a) Documentação Indireta


Serão feitas as pesquisas documentais (fontes primárias) e pesquisa bibliográfica, (fontes secundárias), que consiste em fontes escritas e orais levantadas para avaliar os problemas relacionados aos pós e contras da quebra das barreiras alfandegárias aocomércio internacional.








b) Observação Sistemática


Colhe-se da realidade aquilo que interessa ao pesquisador, que compõe os seus objetivos a serem alcançados na pesquisa, através de pesquisas, anotações, entrevistas e etc.


c) Observação não Participante


O pesquisador observa o fato ou fenômeno, porém não participa do mesmo.


d) Questionário

Éconstituído por um conjunto de perguntas e respostas que não necessitam da presença do pesquisado.

e) Análise de Conteúdo

O conteúdo será analisado de forma crítica. O pesquisador deve avaliar tanto as mensagens explícitas como as implícitas dos textos, aprofundando o conhecimento acerca do objeto a ser investigado.


8.4 Quanto a Coleta de Dados

a) Coleta de Dados Quantitativos...
tracking img