barreira de maeslant

906 palavras 4 páginas
Barreira de Maeslant - Roterdam - Holanda A maior comporta do mundo
A barreira protege o gigantesco porto de Roterdam, que se estende por 40 km e tem mais de 100 Km² de docas.
A maior parte do território holandês se encontra abaixo do nível do mar. Na Idade Média, as pessoas passaram a construir canais para manter o mar afastado. Hoje, esses canais ocupam um território de aproximadamente 1600km. Em 1953, uma enorme onda inundou uma grande parte do país, matando 1.800 pessoas, 200 mil animais, destruindo 47 mil residências e 500 km de canais. Essa catástrofe deu início ao projeto e a construção de uma das maiores obras de engenharia do mundo.

Essa obra de arte da engenharia, chamada barreira de Maeslant, que nada mais é que uma enorme comporta anti-enchente, está instalada na próximo ao porto de Roterdam na Holanda. Ela é considerada a maior estrutura de engenharia hidráulica já construída, e também a maior estrutura móvel do mundo. Ela foi terminada em 1997 como a parte final do chamado Projeto Delta, o qual consistia em uma série de estruturas e drenagens para proteger parte da costa da Holanda de alagamentos com água do mar, como a enchente de 1953 que matou 1800 pessoas da região. Quem se interessar em ver este colosso no Google Earth, suas coordenadas são: 51°57′14″N, 4°09′49″E

A barreira consiste em 2 mega portões em forma de arco que quando acionados deslizam pela água se encontrando no meio do rio. Cada parte da barreira mede cerca de 22 metros de altura por 220 de comprimento. Custou 700 milhões de dólares e não provoca nenhuma alteração no tráfego de navios para o porto de Roterdam, o mais movimentado da Europa.

Foi usado efetivamente pela primeira vez em novembro de 2007, com um peso de 4 torres Eiffel, levou quase 30 minutos para fechar.
Os holandeses, mais do que qualquer povo no mundo, têm o porque se preocuparem com o aumento dos oceanos por conta do

Relacionados

  • A ATUAÇÃO DA ENGENHARIA EM PROCESSOS DE SALVAMENTO E SITUAÇÕES DE RISCO
    1601 palavras | 7 páginas