Barramentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3949 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1


2 Barramentos


3


4


5


6


7


8


9


10 Monique Olimpio dos Santos 2º Periodo – Sistemas de Informação


11 Barramentos de Sistema

Os Barramemtos são implementados como linhas de comunicação reais. Eles podem ser posicionados como parte do circuito no próprio Chip (Barramentos internos) ou podem servir de comunicação externa entre os Chips(Barramentos externos). Os barramentos externos podem ser expandidos para facilitar a conexão de dispositivos especiais. Um projeto eficiente de barramentos é crucial para a velocidade do sistema.

1. O Barramento de Dados (Data Bus) transmite dados entre as unidades. Portanto, um microprocessador de 8 bits requer um barramento de dados de 8 linhas para transmitir dados de 8 bits em paralelo.Semelhantemente, um microprocessador de 64 bits necessita de um barramento de dados de 64 linhas para transmitir dados de 64 bits em paralelo. Se o barramento de dados para um microprocessador de 64 bits fosse formado por 8 linhas, seriam necessárias oito transmissões sucessivas, tornando mais lento o sistema. O Barramento de Dados é bi-direcional, isto é, pode transmitir em ambas as direções.

2. OBarramento de Endereço (Address Bus) é usado para selecionar a origem ou destino de sinais transmitidos num dos outros barramentos ou numa de suas linhas. Ele conduz endereços. Uma função típica do Barramento de Endereço é selecionar um registrador num dos dispositivos do sistema que é usado como a fonte ou o destino do dado. O Barramento de Endereço do nosso computador padrão tem 16 linhas e podeendereçar 216 (64 K) dispositivos (1K= 1024, ou 210 , no jargão de computação).

3. O Barramento de Controle (Control Bus) sincroniza as atividades do sistema. Ele conduz o status e a informação de controle de/para o Microprocessador. Para um Barramento de Controle ser formado, ao menos 10 (geralmente são mais) linhas de controle são necessárias.

Embora nbem sempre tenham existido sob estes termos,distinguem-se dois tipos de barramento dentro do computador:

Barramento Local (ou de Sistema), que interliga sincronamente CPU e memória. É a parte do barramento que melhor desempenho deverá ter no sistema, pois interliga os dois principais e insubstituíveis componentes do sistema;
Barramento de Entrada/Saída (E/S), que interliga todos os outros dispositivos ao barramento local sendo a suavelocidade e largura (em nº de bits) substancialmente menor que a do barramento local. Nota: Por vezes este barramento denomina-se erradamente barramento de Sistema.

No caso de ser um barramento E/S, pode ainda ser caracterizado em relação à sua aplicação:

Interna, que serve para ligar dispositivos normalizados e existentes em praticamente todos os computadores pessoais: teclado, portassérie/paralelas, drive de disquetes;
Externa, que serve como forma de expandir as características do computador acrescentando novos dispositivos. Estes dispositivos, interligam-se com o sistema através de conectores (normalizados para cada barramento) e obedecendo às regras de acesso ao barramento;
Interna e Externa.


1 Interrupções

Virtualmente todos os computadores fornecem um mecanismo atravésdo qual outros módulos (E/S, memória) podem interromper o processamento normal do processador. A tabela 3.1 lista as classes mais comuns de interrupções. A natureza específica destas interrupções é examinada mais tarde neste livro, especialmente nos capítulos 6 e 11. Contudo, necessitamos de introduzir os conceitos, agora, para compreender mais claramente a natureza dos ciclo de instrução e asimplicações das interrupções na estrutura de interconexão. O leitor não necessita de, nesta fase, estar preocupado com os detalhes da geração e processamento das interrupções, mas apenas prestar atenção à comunicação entre módulos que resulta das interrupções.
As interrupções servem em primeiro lugar como uma maneira de melhorar a eficiência de processamento. Por exemplo, a maior parte dos...
tracking img