Barramento usb

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1372 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BARRAMENTO USB

RESUMO
Neste artigo trataremos de uma tecnologia que tornou mais simples e fácil a conexão de
diversos tipos de aparelhos (câmeras digitais, drives externos, mouse, teclado, etc) ao computador:
o barramento USB (Universal Serial Bus). Ele evita o uso de um tipo específico de conector para cada dispositivo, fazendo com que usuários sem experiência sejam capazes deinstalar um novo periférico e usá-lo imediatamente, sem complicações.

INTRODUÇÃO - HISTÓRIA
USB é a sigla de Universal Serial Bus, criado em 1995 a partir de um consórcio de empresas: a USB Implementers Forum, formada por companhias como Intel, Microsoft e Philips. Este consórcio tem o intuito de desenvolver uma tecnologia que permita o uso de um tipo de conexão comum entre computador e periférico.O barramento USB adota um conector comum a todos os aparelhos que o usam. Assim, uma porta USB pode ser usada para instalar qualquer dispositivo que use esse mesmo padrão.
1.
usblogovector.gif

usblogovector.gif

Logo da USB

CARACTERÍSTICAS
Com todas as vantagens, o barramento USB tornou-se o meio mais fácil de conectar periféricos ao computador. Qualquer usuário pode instalardispositivos USB na máquina, pois, utilizando o padrão PnP (Plug and Play), o sistema operacional reconhece e disponibiliza imediatamente o dispositivo a ser instalado. Para isso é necessário que a placa-mãe da máquina e o sistema operacional sejam compatíveis com o barramento.
Outra facilidade é a de se conectar e desconectar qualquer dispositivo com o computador ligado – Hot Putting – sem que elesofra danos, não sendo necessário reiniciar o computador para que o aparelho instalado possa ser usado. Um fato interessante é a possibilidade de conectar alguns periféricos a outros (por exemplo, uma impressora a um scanner), mas isso só é possível se tais equipamentos vierem com conectores USB integrados. Utilizando-se de “hubs USB”, teoricamente podemos conectar até 127 dispositivos USB em umaúnica porta, mas isso não é viável, uma vez que a velocidade de transmissão de dados de todos os equipamentos envolvidos seria comprometida.
DISPOSITIVOS
Entre os mais conhecidos dispositivos que utilizam-se da interface USB estão:
* Webcam
* Teclado
* Mouse
* Unidades de armazenamento (HD, Pendrive, CD-ROM)
* Joystick
* Gamepad
* PDA
* Câmera digital
*Impressora
* Placa-de-Som
* Modem
* MP3 Player
* Celular (em Geral)
* Adaptadores Bluetooth
Entre os Sistemas Operacionais que oferecem suporte nativo à interface USB podemos citar:
* BeOS
* FreeBSD
* Linux
* Mac OS
* Mac OS X
* Microsoft Windows 95 OSR 2.0, 2.1, 2.5 (apenas para a versão 1.1)
* Microsoft Windows 98, 98 (Second Edition)
* MicrosoftWindows ME
* Microsoft Windows 2000
* Microsoft Windows XP
* Microsoft Windows 2003
* Microsoft Windows Vista
* Microsoft Windows 7
* Microsoft Windows 8
VERSÕES DA PORTA USB
* USB 0.7: Lançado em novembro de 1994.
* USB 0.8: Lançada em dezembro de 1994.
* USB 0.9: Lançada em abril de 1995.
* USB 0.99: Lançado em agosto de 1995.
* USB 1.0: Lançado emjaneiro de 1996, com taxas de transferência de dados de 1,5 Mbit / s (baixa velocidade) e 12 Mbit / s (Velocidade máxima).
* USB 2.0: Lançado em abril de 2000 com a velocidade de 480 Mbps.
* USB 3.0: Lançado em setembro de 2009 com a velocidade de 4,8 Gbps.
USB 1.1
O padrão 1.1 foi lançado em 1998 para corrigir problemas encontrados no padrão 1.0. Ao ser lançado o padrão USB 1.1 trouxe umasérie de vantagens pois graças a uma interface única, a tarefa de conectar diversos tipos de aparelho ao computador tornou-se mais fácil, e aumentou o diversificação de tipos de periféricos, porém tinha como um grande ponto fraco a baixa velocidade na transição de dados (1,5 a 12 Mbps), elevado em consideração as portas seriais, mas muito deficiente em relação a outros tipos de barramentos como...
tracking img