Barragens

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 69 (17235 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Roteiro básico para o dimensionamento de pequenas barragens de terra no estado de MG

Sumário
1. Introdução
2. Principais elementos de uma pequena barragem de terra
2.1 Maciço ou aterro
2.2 Taludes do maciço
2.3 Crista do maciço
2.4 Base do maciço
2.5 Espelho d’água
2.6 Borda livre ou folga
2.7 Núcleo central
2.8 Fundação
2.9 Drenos
2.10 Desarenador
2.11 Altura da barragem
2.12Extravasor
2.13 Tomada de água
3. Estudos hidrológicos e hidráulicos
3.1 Estimativa da vazão máxima de cheia e de volumes de regularização em reservatório
3.2 Dimensionamento do sistema extravasor
3.3 Estimativa do volume de armazenamento para garantir uma vazão a ser regularizada
3.4 Identificação no campo de uma bacia hidráulica capaz de armazenar o volume de regularização estimado
3.5Dimensionamento do desarenador
4. Considerações gerais sobre a construção de pequenas barragens de terra
4.1 Localização e construção do maciço
4.2 Medidas mitigadoras dos impactos ambientais
5. Aspectos legais a serem considerados na construção de pequenas barragens de terra
6. Exemplos de incidentes e acidentes em barragens de terra
7. Plano de segurança de barragem
8. Exemplo de aplicaçãona bacia do rio Paranaíba
9. Bibliografia

1. INTRODUÇÃO
O barramento de cursos d’água para a formação de lagos artificiais constitui uma das mais antigas técnicas de aumentar as disponibilidades hídricas para atendimento de demandas por águas pelas sociedades. São dotadas de mecanismos de controle com a finalidade de obter a elevação do nível de água ou criar um reservatório de acumulação deágua ou de regularização de vazões. Considera-se nesse roteiro básico como pequena barragem, quando a altura do maciço, contada do nível do terreno à crista, seja menor ou igual a 10 metros.
Diferentemente do passado, quando os reservatórios só eram vistos pelo lado dos benefícios, hoje a sociedade está mais crítica e já olha para o reservatório pelo lado dos impactos negativos e de pessoas quesão deslocadas sem compensação suficiente. Há fortes movimentos organizados contra a construção de grandes barragens. Embora haja, em alguns casos, exageros nos males atribuídos aos grandes lagos artificiais, é importante que sejam analisados seus pontos e opiniões. Também, pode-se considerar que, muitas vezes, há exageros na avaliação dos benefícios atribuídos a algumas obras. Uma análise técnica,equilibrada e imparcial, que forneça subsídios à sociedade e aos decisores, para se construir ou não, ou ainda, como operar e proteger os lagos existentes, deve ser sempre considerada.
Há de se atentar, no entanto, que os impactos ambientais decorrentes desses empreendimentos são, na maioria das vezes, diretamente proporcionais à área inundada pelo reservatório. A formação de um grandereservatório de água para a produção de energia elétrica não deve ser avaliada da mesma forma que a construção de um reservatório para abastecimento público ou para a viabilização da atividade agropecuária. Não se pode usar as mesmas regras para os dois tipos diferentes de empreendimentos, uma pode ser negativa para o meio ambiente e a outra extremamente positiva.
A sustentabilidade da agropecuária, namaior parte das propriedades agrícolas, é dependente da reservação de água para uso em períodos de escassez, o que é geralmente resolvido com a construção de pequenos reservatórios. Em áreas rurais utiliza-se a construção da barragem de terra para uma série de finalidades, destacando-se a irrigação, seguida de: abastecimento da propriedade, piscicultura, recreação, embelezamento, dessedentação deanimais, dentre outras.
Os impactos provocados destes reservatórios geralmente são de pouca expressividade face os benefícios que eles podem proporcionar. É de conhecimento comum que a manutenção de uma carga hidrostática mais elevada sobre o terreno e o aumento da área para infiltração proporcionam maior recarga de água em direção aos mananciais subterrâneos. O abastecimento de aqüíferos...
tracking img