Barragens , eng civil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1051 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Uma barragem, açude ou represa, é uma barreira artificial, feita em cursos de água para a retenção de grandes quantidades de água. A sua utilização é sobretudo para abastecer de água zonas residenciais, agrícolas, industriais, produção de energia eléctrica (energia hidráulica), ou regularização de um caudal.
História
Ver artigo principal: História das barragens
As barragens foram, desde oinício da história da Humanidade, fundamentais ao desenvolvimento. A sua construção devia ser sobretudo à escassez de água no período seco e à consequente necessidade de armazenamento de água, feito em barragens executadas de forma mais ou menos empírica.[1][2] Em nível mundial algumas das barragens mais antigas de que há conhecimento situavam-se, por exemplo, no Egipto, Médio Oriente e Índia.
NaÍndia apareceram barragens de aterro de perfil homogéneo com descarregadores de cheias para evitar acidentes provocados pelo galgamento das barragens. Com a Revolução Industrial, houve a necessidade de construir um crescente número de barragens, o que permitiu o progressivo aperfeiçoamento das técnicas de projecto e construção. Apareceram então as primeiras barragens de aterro modernas, assim como asbarragens de betão.
Contudo, as barragens possuem desvantagens por ocuparem uma longa extensão de terras habitáveis. Isso faz com que muitas pessoas sejam desalojadas, tribos indígenas, fauna e flora completamente dizimadas, por isso deve haver a discussão sobre a real necessidade dessas barragens. É o que acontece no caso da Usina Hidroelétrica de Belo Monte, o projeto aponta sua construção noestado do Pará, no local onde vive atualmente a tribo Xingu.
FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Barragem

BARRAGENS DA TERRA
onsideram-se Barragens de Terra aquelas em que a estrutura é fundamentalmente constituída por solo ou enrocamento. O solo é correntemente utilizado como material de construção neste tipo de obras, sendo extraído da área de implantação da barragem, o as torna sob o pontode vista ambiental, menos agressivas do que as barragens de betão.
Sinteticamente, uma barragem de terra pode caracterizar-se da seguinte forma:
- Uma estrutura localizada de forma a permitir a retenção da água, vulgarmente designada por corpo da barragem;
- Uma área a montante em que é armazenada a água de forma a permitir o seu uso durante todo o ano, usualmente designada por albufeira.
- Umconjunto de estruturas e órgãos hidráulicos que permitem efectuar a transposição da água de montante para jusante, seja para proteger a estrutura de retenção de eventuais galgamentos como para uso posterior nos mais variados fins.
O corpo da barragem é uma estrutura por vezes complexa, constituído por diversos materiais que cumprem funções distintas. De uma forma sucinta, o corpo da barragem éconstituído essencialmente por um núcleo em material argiloso que impede a percolação da água, dois maciços estabilizadores situados a montante e a jusante do núcleo que pretendem garantir a estabilidade do corpo, um conjunto de drenos e filtros que visam dotar a barragem de zonas de escoamento da água que circula por infiltração e reduzir os riscos de fendilhação, uma protecção do talude demontante que está sob o efeito directo da acção da água, e que no perfil tipo apresentado é constituído por um material de enrocamento e uma protecção do talude de jusante contra a acção da água e do vento.
A fundação da barragem, no caso de ser constituída por materiais permeáveis, ou seja, materiais passíveis de permitir a circulação da água, deve ser tratada de forma a que sejam melhoradas as suascaracterísticas, de forma a que possa cumprir as funções que dela se pretendem, que são as de suportar as cargas transmitidas pelo aterro e de diminuir a percolação da água de montante para jusante.
Para isso, são estudadas soluções que vão desde a utilização de cortinas de contenção e impermeabilização no prolongamento do eixo longitudinal da barragem ou tapetes filtrantes entre a fundação e a...
tracking img