Barraaaaaaaa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (358 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O saladeiro que hoje se desmancha em ruínas no extremo oeste do Estado, na localidade de Barra do Quaraí, na fronteira com o uruguai, é o que sobrou da principal atividade produtiva de Uruguaiana docomeço desse século. Marca de um passado de pujança econômica, o Saladeiro Quaraí foi uma das principais indústrias da região entre 1887 - quando foi inaugurado - e 1947, ano de seu fechamento.

Adata culmina com o surgimento dos primeiros frigoríficos do Estado. Até a década de 30, charqueadas como o Saladeiro Quaraí foram responsáveis pelo crescimento econômico da região.

Numa época em queUruguaiana carecia de outros empreendimentos, a instalação do saladeiro foi responsável por uma série de benefícios para a região. O professor de história Hamilton Rodrigues comenta que o saladeiroinstalado na Barra do Quaraí era um dos maiores da região e recebia investimentos de capital estrangeiro.

"A sua instalação na fronteira com Uruguai e Argentina era estratégica, pois, além dereceber gado uruguaio para abate, todo o escoamento da produção era feito por ferrovias até Montevidéu, onde seguia para o Exterior", explica.

Rodrigues observa que os investimentos de capital privadoderam um impulso à economia e à infra-estutura da região. A ligação ferroviária entre Uruguaiana e Montevidéu, a instalação de uma indústria de velas e sabão para aproveitanemtno de subprodutos do abatede gado e uma fábrica de queijos surgiram a reboque dos saladeiros. Rodrigues lembra que o negócio era altamente rentável no ano de 1900. "O saladeiro da Barra do Quaraí chegou a abater 3000 milcabeças de gado naquele anos para abastecer o mercado externo", conta.

Uma das últimas testemunhas vivas daquele tempo, o uruguaio Marcelino Silva, 84 anos, recorda os tempos em que estendia os charquesno varais. "Era uma época de fartura. Abatíamos 300 cabeças de gadopor dia numa jornada que começava ás 3 horas da manhã e se estendia té o final da tarde", lembra. Silva recorda que trabalhavam...
tracking img