Barraaaaaaaa

358 palavras 2 páginas
O saladeiro que hoje se desmancha em ruínas no extremo oeste do Estado, na localidade de Barra do Quaraí, na fronteira com o uruguai, é o que sobrou da principal atividade produtiva de Uruguaiana do começo desse século. Marca de um passado de pujança econômica, o Saladeiro Quaraí foi uma das principais indústrias da região entre 1887 - quando foi inaugurado - e 1947, ano de seu fechamento.

A data culmina com o surgimento dos primeiros frigoríficos do Estado. Até a década de 30, charqueadas como o Saladeiro Quaraí foram responsáveis pelo crescimento econômico da região.

Numa época em que Uruguaiana carecia de outros empreendimentos, a instalação do saladeiro foi responsável por uma série de benefícios para a região. O professor de história Hamilton Rodrigues comenta que o saladeiro instalado na Barra do Quaraí era um dos maiores da região e recebia investimentos de capital estrangeiro.

"A sua instalação na fronteira com Uruguai e Argentina era estratégica, pois, além de receber gado uruguaio para abate, todo o escoamento da produção era feito por ferrovias até Montevidéu, onde seguia para o Exterior", explica.

Rodrigues observa que os investimentos de capital privado deram um impulso à economia e à infra-estutura da região. A ligação ferroviária entre Uruguaiana e Montevidéu, a instalação de uma indústria de velas e sabão para aproveitanemtno de subprodutos do abate de gado e uma fábrica de queijos surgiram a reboque dos saladeiros. Rodrigues lembra que o negócio era altamente rentável no ano de 1900. "O saladeiro da Barra do Quaraí chegou a abater 3000 mil cabeças de gado naquele anos para abastecer o mercado externo", conta.

Uma das últimas testemunhas vivas daquele tempo, o uruguaio Marcelino Silva, 84 anos, recorda os tempos em que estendia os charques no varais. "Era uma época de fartura. Abatíamos 300 cabeças de gadopor dia numa jornada que começava ás 3 horas da manhã e se estendia té o final da tarde", lembra. Silva recorda que trabalhavam ali

Relacionados