Baropodometria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1018 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Baropodometria

É um método de mensuração computadorizada de alta resolução das pressões plantares realizado através de palmilhas sensorizadas sensíveis à pressão que reproduzem a descarga de peso estática em ortostatismo e dinâmica durante a marcha, corrida e saltos (1).
Fornece dados biomecânicos para compreensão das causas das anormalidades biomecânicas, planejamento etratamento de lesões plantares, monitorização da eficácia da modificação de calçados, do uso de palmilhas e de procedimento cirúrgico que alteram as distribuições pressóricas durante a marcha e corrida; avaliação das alterações da distribuição pressórica plantar em patologias como pés neuropáticos e diabéticos.
O equipamento permite gravar, processar e disponibilizar graficamente em frames todos osmomentos da marcha (1).

O Equipamento
Para a análise das pressões plantares utiliza-se o sistema F-SCAN (Tekscan, Boston, MA, EUA). O equipamento utiliza palmilhas com células sensíveis à pressão colocadas dentro do calçado, com espessura inferior a 1,0 mm com 960 pontos de contato distribuídos em forma de grade em intervalos de 5mm entre si; cada sensor pode captar de 0,56 a8,68Kg/cm2. As palmilhas são conectadas a duas unidades transdutoras, fixadas aos tornozelos através de velcros e essas, conectadas a cabos coaxiais de 9,25metros de comprimento conectados a um microcomputador com o software F-SCAN utilizado para a analise dinâmica da marcha.
Uma grande desvantagem encontrada neste equipamento é o alto custo de aquisição do software. Além disso, sua manutençãotambém é bastante onerosa devido ao valor elevado das palmilhas comparadas com a vida útil da mesma; uma palmilha pode perder até 20,5% de sensibilidade quando utilizada por 12 vezes (2)

Avaliação

Para que haja um bom resultado na avaliação, é necessário que ela seja iniciada com uma boa anamnese, seguida de avaliação postural estática e dinâmica. Deve ser feita aferição dopeso do paciente para calibração do aparelho.
As palmilhas devem ser recortadas de acordo com o tamanho do pé do paciente a ser examinado. Em seguida colocadas dentro do calçado de superfície lisa e conectadas à unidade transdutora. Esta por sua vez é conectada ao microcomputador através dos cabos coaxiais. O paciente deve calçar os sapatos com cuidado para não dobrar a palmilha.
Apósisso, o equipamento deve ser calibrado sendo realizado esta operação com descarga de peso em cada pé separadamente através da função “Calibração” pois estudos prévios sugerem uma correlação significativa entre massa corpórea e pico de pressão plantar embora a relação funcional entre estas duas variáveis ainda não foi estabelecida (3) . A calibração e o uso de palmilhas não danificadas é muitoimportante pois deles depende a confiabilidade dos resultados obtidos nos testes.

Procedimento

Após conectado ao equipamento, o indivíduo é orientado a deambular de forma natural, em solo plano e em linha reta para familiarização com o equipamento (4).
São realizados três tomadas de imagem sendo que a primeira é usada apenas como treino sendo as próximas duas tomadas utilizadas paraanálise. Após cada tomada, os dados são armazenados no disco rígido do microcomputador para posterior análise.




Análise dos dados
Com o sistema utilizado para o teste é possível obtermos inúmeros dados quantitativos e qualitativos através dos vários registros gráficos fornecidos após a gravação do teste de caminhada.
Dentre as inúmeras representações gráficas, podemoscomeçar com as bidimensionais. Nesta representação é possível observar a descarga do peso corpóreo durante todo o ciclo da marcha através da variação de cores, dependendo da pressão plantar. Quanto mais viva for a cor, maior será a concentração de pressão em determinado local (figura). Além da codificação por cores, é possível identificar quantitativamente as áreas de maior pressão plantar seja...
tracking img