Barkeley

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (938 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Imaterialismo de Berkeley
Utilizando a epistemologia empirista Berkeley propôs uma teoria filosófica para acabar com o materialismo e exaltar o poder infinito e gloria divina, tal teoria foi chamadode “imaterialismo” (idealismo). Berkeley acreditava imaterialismo permitiu estabelecer uma nova prova e irrefutável da existência de Deus.
Berkeley nega a realidade de corpúsculos materiais ele crêque sua ontologia possui dois tipos de ações:
1-As ideias são passivas e dependentes
2-Os espíritos que são ativos,
Berkeley leva ao conhecimento imanência absoluta de consciência como visto a seguir:.. “É claro”, para aqueles em um exame dos objetos do conhecimento humano, essas são as ideias [...] Além disso, infinita variedade de ideias ou objetos de conhecimento há também algo que sabe oupercebe e realiza várias operações com eles, [...] um ser ativo, o que chamamos de mente, alma e espírito auto. [...]
É certamente estranho que prevaleceu entre os homens a visão de que casas, montanhas,rios, em uma palavra, todos os objetos sensíveis, com existência real ou natural distinta de ser percebida pelo entendimento. [...]. Bem, o que são os objetos mencionados, mas as coisas que percebemospelos nossos sentidos, e que mais percebemos além de nossas próprias ideias ou sensações? Um exame completo de o presente parecer lutamos, talvez veremos que sua origem é, em suma, a doutrina dasideias abstratas. Bem, o que poderia ser mais flagrante abuso de abstração do que para distinguir a existência de objetos sensíveis e de ser percebido, sem ser percebido existente conceber? [...].
Oconjunto dos céus e a multidão inumerável de seres que habitam a terra, em uma palavra, todos aqueles corpos que compõem a maravilhosa estrutura do universo, têm apenas uma substância em sua mente a ser(ESSE) deve ser percebido ( percipi) ou conhecido "(Princípios, I, 1-6).
A principal inovação em Berkeley faz o empirismo de Locke linha epistemológica é a radicalização do nominalismo. O grande...
tracking img