Barganhas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (406 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A palavra [B][I]barganha[/I][/B] significa troca, permuta, e nessa perspectiva, nós seres humanos, com a inferioridade que nós é própria, fazemos constantemente as “barganhas”. Isso, infelizmente sedá em todas as instâncias, e dentro do processo político, nem se fala.

Vargas (1930-1945), dentro da política externa, utilizou-se destas ações políticas, com os Estados Unidos, buscando favorespara o país, sendo exemplo na arte de barganhar; como decorrência do processo de negociação, no fim já não havia mais o que barganhar com Washington em favor dos interesses do país. O cenário do pósguerra com a Europa em ruínas, com os Estados Unidos na condição de única potência política, militar e econômica do Ocidente, e com a inversão da aliança entre Washington e Moscou que resultou na guerrafria, estreitou mais ainda o espaço de manobra internacional do Brasil, tornando a consolidação do alinhamento com Washington a única opção para o governo anticomunista do general Dutra (1946-1950).Desta forma, chamou-se de “[I]barganha nacionalista[/I]” as ações políticas de Vargas (1950), em que ele procurava negociar o apoio político-estratégico do Brasil aos Estados Unidos em troca da ajudanorte-americana ao desenvolvimento econômico brasileiro.

O recorte histórico destacado neste texto mostra um dos exemplos das barganhas já efetuadas neste país, e se fossemos listar todos os casos,certamente cem páginas seriam poucas, ainda mais os casos que ficam nos bastidores, sejam da história ou da política.

E nós, seres humanos comuns, também fazemos “barganhas”; elastambém se dão no meio político e administrativo.

É triste quando a gente percebe na ação dos homens esse fazer pelo poder da troca, do benefício, e aí eu pergunto: cadê o aprendizadoreligioso, cadê o Evangelho ensinado pelo Cristo? Hipócritas, realmente é o que tem demonstrado uma grande parcela da sociedade, nojenta, corroída, podre. Tanto se fala em atuação de equipe, mas o que a...
tracking img