Barbotina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2165 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

BARBOTINA – Argila misturada com água ficando em estado cremoso, como uma papinha liguenta. São usadas para a colagem (moldagem em gesso) de peças. É chamada de cola da argila, é utilizada para a colagem que é a moldagem de peças em formas de gesso. A barbotina é produzida a partir de uma mistura de argilas, caulim, filito, feldspato e quartzo, sendo que a argila entra com apenas25% do peso da massa cerâmica cru, e deve fornecer à massa cerâmica moldada toda plasticidade e resistência mecânica As barbotinas para a cerâmica artística devem ser preparadas de acordo com a sua função, como veículos de colagem de peças, como pastas de colagem na produção de peças em formas de gesso - como se fosse uma fundição a frio - a pasta vai perdendo a água para a formação das paredesda peça.

REVISÃO DA LITERATURA
As barbotinas devem conter menor porcentagem de substancia argilosa do que as massas de modelagem manual, não maior que 55% e dentro dessa porcentagem, o caulim ocupará de 15 a 20% o que favorecerá o processo de colagem. O restante dos materiais de composição da barbotina terão variação de acordo com as necessidades e o tipo de queima: para peças que serãoesmaltadas vale adicionar cerca de 17% de quartzo para evitar que deforme; se a temperatura de queima for baixa, adiciona-se um fundente como o talco, unido ao feldspato, colocando pouco ou nenhum carbonato de cálcio para não prejudicar a defloculação. A argila branca deve ser de boa qualidade sem conter sais solúveis, as argilas vermelhas formam pastas difíceis de deflocular, magras ou comchamote, reagem melhor com tanino – 0,5%. Os caulins de baixa qualidade se desmancham. As peças de colagem ou fundição a frio com barbotina deverão ter pouca umidade para evitar deformações ao serem desmoldadas e problemas de excessivo encolhimento (excesso de água na pasta), então é preciso deflocular a barbotina, adicionando silicato e carbonato de sódio, em pequenas porcentagens, para quefique mais cremosa, porém, com pouca água. Se não adicionar o defloculante será necessário adicionar muita água para obtenção da mesma fluidez e pastosidade. A quantidade de defloculante não deve ultrapassar 0,2 a 0,4% dos materiais secos. Para 10 kg de pasta seca adicionar 20 a 40 gr de defloculante. As pastas muito argilosas devem receber maior quantidade de defloculante, o que poderá ser no máximode 0,5%. O defloculante ao ser adicionado à pasta requer ao menos 1 hora para a ação do silicato, embora apresente reação imediata. O excesso de carbonato também faz com que a peça se solte muito rapidamente do molde e a peça ficará úmida por muito mais tempo o que pode causar deformações no corpo cerâmico. As barbotinas não devem conter bolhas de ar, para estacionar a pasta bastaadicionar um pouco de formol, e as bolhas desaparecem. A barbotina já utilizada em um molde de gesso deverá ser defloculada para nova utilização. A colagem de barbotina é um processo muito antigo e largamente empregado na produção de peças cerâmicas devido à sua relativa simplicidade e baixo custo de investimento. É normalmente descrito como a consolidação de partículas cerâmicas de uma suspensãocoloidal, através da remoção da parte líquida, por um molde absorvente.
Em outras palavras, na suspensão (barbotina) a parte líquida, geralmente água, é retirada por meio de um molde poroso, normalmente gesso. Quando a água é absorvida pelo molde, ocorre a aproximação das partículas de pó, em suspensão na água, na superfície do molde. Após a formação da parede com a espessura desejada, oeventual excedente de barbotina pode ser drenado, deixando-se o que resta de água na parede formada ser absorvido pelo molde, quando então temos a peça a verde. Entre as vantagens deste método temos a obtenção de formas relativamente complexas, com paredes finas e uniformes, economia em pequenas produções e moldes mais baratos. Apesar da técnica de colagem de barbotina ser antiga, é necessário o...
tracking img