Barata

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1032 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COQUELUCHE



Bordetella pertussis é um pequeno cocobacilo (meio micrómetro), Gram-negativo e imóvel, sendo um dos agentes causadores da tosse convulsa. É um aeróbio estrito, não fermentador da lactose. Metaboliza aminoácidos, daí que necessite de meios nutricionalmente exigentes para sobreviver. Têm factores de adesão à mucosa as seguintes adesinas: fímbrias, hemaglutininas filamentosas, aporção B da toxina pertussis e a pertactina ou proteína P69. Produz as seguintes toxinas: a toxina pertussis (porção A), a toxina adenilato ciclase, a toxina dermonecrótica, a citotoxina traqueal e ainda LPS e endotoxina, presentes nas bactérias Gram negativo. A toxina pertussis é uma exotoxina do tipo A-B, com a porção B especifica para receptores existentes na célula alvo, para o interior dasquais é endocitada. A porção A é a toxina propriamente dita: tem actividade de enzima ADP-ribosil transferase, aumentando o AMPc, um importante mediador intracelular cujo efeito nas células da mucosas brônquica é a produção muito acelerada de muco. A toxina também desregula o macrófagos, resultando em resistência à fagocitose. A espécie Bordetella parapertussis, causa uma doença semelhante, porémmenos violenta

BOTULISMO

Clostridium botulinum é o nome de uma bactéria frequentemente encontrada na água ou nos alimentos e que podem gerar uma toxi-infecção alimentar. É uma bactéria em forma de bastonete, flagelada que lhe confere mobilidade. Estes organismos em forma de bastonete (Bacilos) proliferam melhor em meios pobres em oxigénio. A bactéria forma esporos que podem sobreviver,dormentes até serem expostos a condições favoráveis ao seu desenvolvimento. Os esporos são altamente resistentes, suportam até 100°C por 3 a 5 horas.Existem sete tipos de toxina do botulismo designadas pelas letras de A a G; apenas os tipos A, B, E e F podem causar doença em humanos. As toxinas geralmente favorecem o processo de multiplicação e disseminação da bactéria no organismo já que produzemnecrose dos tecidos afetados e hemólise.
TÉTANO
Clostridium tetani é uma bactéria Gram-positiva e anaeróbica do gênero Clostridium.É capaz de formar endósporos. Produz uma neurotoxina potente, a tetanospasmina, sendo o agente causador do tétano.
INFECÇÕES DO TRATO URINÁRIO
Escherichia coli tem a forma de um bacilo e pertence à família das Enterobacteriaceae. São aeróbias e anaerobiasfacultativas. O seu habitat natural é o lúmen intestinal dos seres humanos e de outros animais de sangue quente. Possui múltiplos flagelos dispostos em volta da célula Segundo alguns especialistas, 8% da produção de mel éA E. coli assume a forma de um bacilo e pertence à família das Enterobacteriaceae. São aeróbias e anaerobias facultativas. O seu habitat natural é o lúmen intestinal dos seres humanos e deoutros animais de sangue quente. Possui múltiplos flagelos dispostos em volta da célula contaminada pela bactéria

MENINGITE
Neisseria meningitidis é uma bactéria do tipo CGN (Cocos gram-negativos) que se agrupam aos pares, formando os diplococos. São de grande importância clínica pois são os agentes etiológicos causadores da meningite meningocócica. Embora existam vários gêneros de CGNaeróbios, salienta-se em patologia humana o gênero Neisseria. Frequentemente são encontradas em membranas mucosas humanas, caracterizando-se morfologicamente por se agruparem aos pares formando diplococos. São bactérias aeróbias, imóveis, não esporuladas e fermentadores de glicose e da maltose (oxidação positiva). Possuem uma cápsula polissacarídea. Apresentam resistência natural à vancomicina e àpolimixina e crescem no meio Thayer-Martin a 35°C. Necessitam de ferro para sobreviver.
PNEUMONIA
Streptococcus pneumoniae ou informalmente Pneumococo é uma espécie de bactérias Gram-positivas, pertencentes ao género Streptococcus, com forma de cocos que são uma das principais causas de pneumonia e meningite em adultos, e causam outras doenças no ser humano.
TUBERCULOSE
Mycobacterium...
tracking img