Baquiterias

522 palavras 3 páginas
SUPERBACTÉRIAS

Ao longo dos tempos tivemos o aparecimento de diversas bactérias, essas bactérias podem sofrer mutações e ficarem cada vez mais resistentes a antibióticos estão sendo motivo de grande preocupação e ameaça para o mundo, a KPC é uma delas.

A Klebsiella pneumoniaeprodutora de carbapenemase mais conhecida como KPC é um tipo de microorganismo produtor de enzimas carbapenemases capazes de inativar os mais potentes antibióticos existentes. Esse tipo de enzima está localizada em plasmídeos transferíveis das Klebsiellas e são capazes de hidrolisar todas as penicilinas, cefalosporinas e cabapenemas.

Essa bactéria ainda não é resistente aos antibióticos colistina, tigeciclina e poliximina B, porém o uso constante pode certamente torna-la resistente também a estes medicamentos, não restando assim, outras opções de tratamento. Esse tipo de bactéria é extremamente oportunista já que ataca pessoas que já estão debilitadas, com doenças crônicas e submetidas a cirurgias pois são encontradas principalmente no ambiente hospitalar onde encontra seu público alvo, causando pneumonia, infecções urinárias ou na corrente sanguínea e até mesmo levar a morte dos pacientes.

Os profissionais da área da saúde e os hospitais devem estar em alerta constante com rigorosas medidas de prevenção e controle. O uso dos Equipamentos de Proteção Individual é indispensável para todos os funcionários e inclusive para pessoas que vão visitar pacientes em salas de UTI. Todas as pessoas que visitam hospitais devem sempre fazer uma higienização criteriosa das mãos antes e após o contato.

Embora a KPC esteja fazendo mais vítimas no Brasil, ela é uma velha conhecida pois foi descrita e isolada pela primeira vez em um hospital da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, em 2001. O primeiro surto aconteceu em agosto de 2003, em Nova York. No total, 47% dos pacientes afetados morreram.

De Nova York, a bactéria foi registrada em outros sete estados americanos e em pouco tempo já

Relacionados

  • Como surgiu e para que serve o serviço social
    2365 palavras | 10 páginas