Banho no leito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1706 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
. UNIDADE DO PACIENTE E CUIDADOS HIGIÊNICOS

A unidade do paciente corresponde ao conjunto de espaço físico e mobiliário destinado a cada paciente.Componentes básicos: 1 cama com colchão, 1 mesa de cabeceira com gaveta para material de uso do paciente, 1 cadeira, mesa de refeição, suporte para soro e escadinha. Estes são componentes básicos de uma unidade de internação sendo que componentesacessórios são introduzidos de acordo com a especialidade à que se destina a unidade. Os móveis deverão estar dispostos de forma a permitir uma boa circulação ao redor dos leitos.
Reconhecer no laboratório a unidade do paciente.
3.1. Preparo E Tipo De Leito Hospitalar
O preparo da cama hospitalar consiste em arrumar o leito, de acordo com as características do paciente que vai ocupá-lo. Suasfinalidades são: preparar um leito seguro e confortável; manter a unidade com aspecto agradável.
A. Tipos de Leitos
I. Leito fechado ou desocupado
É aquele que está desocupado, aguardando a chegada do paciente. Deve ser arrumado aproximadamente 2 horas após ter sido feita a limpeza geral, permitindo arejamento do ambiente.
II. Leito aberto ou ocupado
É aquele que está sendo ocupadopor um paciente que pode locomover-se.
III. Leito com paciente
É o leito ocupado por paciente que não pode se locomover. Deve ser feito evitando-se cansar o paciente, o qual deverá ser afastado sempre para o lado contrário àquele em que se está trabalhando. O paciente ficará em decúbito lateral ou dorsal, conforme sua preferência e estado.
Em caso de paciente grave, a troca de cama seráfeita por duas pessoas, para evitar esforço demasiado do paciente e da enfermagem, e obter andamento mais rápido do cuidado.
Geralmente a arrumação da cama é feita durante o banho dado no leito, para evitar perda de tempo e de esforço.
Tem como finalidade proporcionar conforto ao paciente pela mudança de roupa, estimular a circulação pela mudança de posição, observar o aspecto geral do paciente.IV. Leito para operado
É feito para aguardar o paciente que está na sala de cirurgia ou em exame, sob anestesia, visando proporcionar conforto e segurança ao paciente, facilitar a colocação do paciente no leito e prevenir infecção.
B. Preparo do leito
1. Material: 2 lençóis, 1 fronha, 1 lençol móvel, 1 impermeável, 1 colcha, 1 cobertor, 1 hamper
2. Pegar o lençol e colocá-lono meio do colchão, de modo que a dobra do meio corresponda ao meio da cama;
3. Colocar o impermeável no centro, assim como o lençol móvel;
4. Prender todas as peças e não esquecer de fazer o canto da cama;
5. Sempre arrumar um lado de cada vez para evitar diversos deslocamentos desnecessários;
6. Estender o sobrelençol ou lençol de cima, fazendo uma prega de conforto, na parte ondeficarão os pés, antes de prendê-lo por baixo do colchão;
7. Colocar o cobertor (se necessário);
8. Colocar a colcha;
9. Pôr a fronha no travesseiro e colocá-lo sobre a parte da cama já pronta. Também a fronha pode ser colocada no final da arrumação;
10. A abertura da fronha deve ficar voltada para o lado contrário à porta;
11. Ajeitar as toalhas, se ficarem na cabeceira;12. Lavar as mãos após técnica.
Demonstração dos tipos de camas, arrumação do leito para operado e do leito ocupado. Realização da técnica por parte dos alunos.
3.2 Cuidados Higiênicos
Higiene é a preservação da saúde, onde se usam medidas, a fim de manter a pele e anexos, os dentes e a boca limpos e em boas condições. Tem como objetivos realizar a limpeza corporal, promover o conforto,estimular a circulação e os exercícios, estimular e promover as ações de autocuidado, na tentativa de promover a saúde e de ajudar o paciente a recuperar-se da doença, proporcionar oportunidade de observar-se à pele e os seus anexos, o estado motor, nutricional e respiratório.
Reconhecimento do material utilizado para os cuidados higiênicos. Demonstração pelo monitor dos procedimentos de higiene oral,...
tracking img