Banho de cheiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (303 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A Crônica “Banho de cheiro” de ENEIDA DE MORAES apresenta em sua estrutura os seguintes aspectos temáticos da Geografia:

Geografia Espacial:
1- Em minha terra na longíngua e amadacidade de Santa Maria de Belém do Grão Pará.
Justificativa: A Geografia tem como uma das principais tarefas a localização, esta podendo ser feita pelos mapas, não apenas mostrando um determinadolugar na terra, mais a distância dele em relação a outro.

Geografia Regional:
2- Folhas, raízes, madeiras cheiro da Amazônia.
Justificativa: Menção à flora da região Amazônica.

GeografiaHumana e Ambiental:
3- Seus pregões embalavam as mangueiras que arborizavam as praças e ruas de Belém do meu tempo.
Justificativa: Estudando a relação recíproca entre homem e meio ambiente,conhecendo onde vivemos podemos planejar um lugar melhor de viver, à referência ao clima ameno daquela época, agradável, sem o asfalto a quantidade de veículos que poluem o ar deixando à terrívelrealidade do aquecimento global.

Geografia Cultural:
4- No meu tempo de menina os fogos eram líricos, e a todos em conjunto chamavam os foguetinhos.
Justificativa: Estudando as variaçõesculturais através do espaço e dos lugares, podemos afirmar que os fogos eram inocentes, bonitos, enchiam á todos de vibração e sentimentos, podendo-se ressaltar que verdadeiramente era umavisão artística, hoje são barulhentos e perigosos.

Geografia Política:
5- Não posso assegurar que o mesmo quadro do passado se reproduza hoje na cidade onde nasci. Ela mudou muito; é agorauma triste e envelhecida cidade, arrasada pela miséria e os maus governos.
Justificativa: A falta de políticas públicas direcionadas a conservação da cidade de Belém, diminuição da classe maispobre e miserável, á perca de seus títulos como: Cidade das mangueiras, a porta de entrada para região Amazônica, conhecida como metrópole da Amazônia, entoados dessa forma nos quatro cantos do...
tracking img