Banheiro: um ambiente aconchegante e funcional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1776 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA
ARQUITETURA E URBANISMO – 2º PERÍODO
COMPONENTE CURRICULAR: METODOLOGIA DA PESQUISA
MESTRE - ROQUE STRIEDER
ACADÊMICA: DÉBORAH DE BEM

TEMA: BANHEIRO: UM AMBIENTE ACONCHEGANTE E FUNCIONAL

JUSTIFICATIVA

Hoje em dia, são diversas as insatisfações com o meio arquitetônico, a começar pelo banheiro que é de uso básico de cadacidadão. Geralmente ele é um ambiente muito pequeno e mal planejado, com instalações sanitárias inadequadas, fazendo com que as pessoas fiquem com pouco espaço para fazerem suas necessidades básicas.
Fernando Rigotti (2008), afirma que o banheiro geralmente é um dos menores ambientes da residência, contudo, também é considerado, além de um importante espaço social e funcional um ambiente também deexibição. Porém, por ser ele um ambiente extremamente funcional e de uso de todos os moradores da residência, não deveria ser este um ambiente com maior organização social, para proporcionar um espaço maior, que gere mais conforto e comodidade na hora de realizarem suas necessidades?
Essa grande insatisfação é um dos fatores que mais me chamam a atenção, pois o banheiro é considerado o cartãode visita da residência. Com esse intuito escolhi Arquitetura e Urbanismo com o desafio de transformar um local presente e necessário em um espaço que cause a sensação de bem-estar e aconchego, deixando-o agradável, tranqüilo e moderno.
Os materiais utilizados para a decoração de banheiros são os mais variados e possuem inúmeros efeitos. Usar espelhos, vidros e outros materiais translúcidos, porexemplo, ajudam a aumentar a sensação de espaço, já que o banheiro geralmente é pequeno possuindo de 2 a 5 metros de área. (RIGOTTI, 2008)
Segundo Garcia (2011), o banheiro pode ser extremamente ecológico e sustentável, fazendo-se uso de materiais como madeira de reflorestamento e pisos ecologicamente corretos, o que proporciona satisfação pessoal.
Clarice Mancuso (2005), afirma que noinicio do século XX, o banheiro ganhou um ar mais requintado. Os toilettes começaram a ser equipados com louças finas, espelhos de cristal, bancadas de pedras nobres, acabamento de ladrilho hidráulico nos pisos e nas paredes. E sua consagração final veio junto com o conceito de suítes.
Ainda segundo Mancuso (2005), incorporado ao quarto de dormir, ao lado da intimidade do casal, o banheiro semodernizou, tornando-se um espaço limpo, bonito e delicado. E atualmente, é o metro quadrado mais caro das casas modernas.
Sendo assim, acredito que para transformar ambientes compactos em ambientes que aparentemente parecem maiores, a criatividade é a protagonista desta missão, que deve primar pelo conforto e, principalmente, pela limpeza. É preciso pensar também na circulação, que é extremamentenecessária, o que envolve uma organização equilibrada de todos os elementos do ambiente. Uma boa alternativa é utilizar móveis projetados, armários embutidos e usar espelhos que geram sensação de amplitude.
Contudo, posso dizer que é de suma importância para a população, o estudo sobre decoração e aproveitamento de espaços dentro de um banheiro, pois este, modificado, traz conforto e comodidade, oque é de grande agrado para a maioria das famílias. Já na área profissional, como uma futura arquiteta, seria uma extrema realização pessoal poder ver as pessoas satisfeitas e contentes com a realização deste trabalho.
Cientificamente, com banheiros projetados de forma adequada o dia a dia das pessoas teria mais facilidade, estariam diante de menos problemas e transtornos gerados pela falta deconforto.
Então, como e por que fazer um projeto estrutural para banheiros, considerando a iluminação, as cores e os mais diversos materiais para transformá-lo num ambiente aconchegante e tranquilo?
Tem a presente investigação o desafio de conhecer e entender como e porque os moradores de alguns municípios da AMERIOS, como Maravilha, Romelândia, Caibi, porém, preferencialmente Flor do...
tracking img