Bandeira Hirlanda

1795 palavras 8 páginas
Capital Hirlanda
'Dublin ou Dublim (em inglês Dublin ou Dubh Linn, em irlandês Baile Átha Cliath) é a capital e maior cidade da República da Irlanda.
Localiza-se na costa oriental da ilha, na província de Leinster. Desde 1898 possui nível administrativo de condado (county-boroughs). Seus limites são os condados de Fingal a norte, Dublin meridional a sudoeste e Dun Laoghaire-Rathdown a sudeste. Encontra-se na foz do rio Liffey, na baía de Dublin. Tem uma população de 505.739 habitantes na cidade e sua àrea metropolitana tem 1.661.185 habitantes. Foi fundada pelos vikings que a dominaram até 1170.
Etimologia
O topônimo "Dublin" é geralmente atribuído como derivação do gaélico Duibhlinn (literalmente piscina negra), todavia existe certa controvérsia sobre isto, e no gaélico mais moderno também é conhecida como A cidade da piscina natural da cerca de juncos.
Os primeiros registros de Dublin datam do ano 140 d.C., que se referem à cidade como Eblana. Esse nome é bem próximo de Dublin (compartilham b,l e n), mas não há certeza sobre a influência do nome Eblana sobre o atual, e é bem possível que a cidade já tenha tido simultaneamente dois nomes diferentes, o que ratifica o caráter pluri-cultural da cidade.
Em português o aportuguesamento Dublim também é usado mas é menos frequente.
História
As primeiras escritas sobre Dublin foram feitas no ano de 140 d.C pelo astrônomo grego Ptolomeu, que a chamou de Eblana Civitas. Isso garante que Dublin é uma cidade com ao menos dois milênios de tradição, mas provavelmente ela exista há mais tempo que isso.
No início do século X, duas colônias co-existiam na cidade. Onde moravam viquingues nórdicos, era chamada Dubh Linn (ou Dyflin), e ficava em uma área que hoje se chama Wood Quay; e tinha Áth Cliath, a região céltica da cidade, mais distante do rio.
Dublin tornou-se sede do poder inglês no século XII, após da parte sul do país pelo povo do norte britânico. Porém os estrangeiros absorveram os costumes locais, gerando uma

Relacionados

  • Lista Fauna Ameacada MMA 2014
    13923 palavras | 56 páginas