Banda marcial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 197 (49096 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Bandas Militares no Brasil: difusão e organização entre 1808-1889

Fernando Pereira Binder

VOLUME I

São Paulo

- Setembro de 2006 -

Bandas Militares no Brasil: difusão e organização entre 1808-1889
Fernando Pereira Binder

VOLUME I
(Texto)

Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-graduação em Música do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista -UNESP, como exigência parcial para a obtenção do título de mestre. ORIENTADOR: Prof. Dr. Paulo Castagna

São Paulo

- Setembro de 2006 -

A Cecília & Valerie

AGRADECIMENTOS
Muitas pessoas colaboraram para que esta fosse feita, fornecendo informações, livros, partituras, documentos, artigos, trabalho e amizade. Agradeço a todos que despenderam comigo um bem valioso e irrecuperável: o tempo.Aos professores Paulo Castagna e Alberto Ikeda pela orientação e auxílio deste os primeiros esboços desta pesquisa; agradeço por acreditarem em mim e em meu trabalho, agradeço às críticas, nem sempre boas mas sempre sinceras.

Ao colega e amigo Marcelo Hazan pelo incentivo, pelas sugestões no trabalho e pela meticulosa revisão final nos manuscritos. Agradeço também a ele e a Catherine Hazanpelo auxílio no Rio de Janeiro.

A José Reinaldo de Lima Lopes, Paulo Henrique Martinez, Hendrik Kraay e Jaelson Bitran Trindade pelas sugestões e esclarecimentos sobre algumas questões historiográficas.

A Luís Miguel Correia, António Jorge Marques, Sérgio Dias, André Guerra Cotta, Lucas Robatto, Adriano de Castro Meyer, Pablo Sotuyo Blanco, Mary Angela Biason, Carlos Eduardo de Souza, RogérioBudasz e Gerson Tung pela presteza e generosidade em ceder-me informações.

Júlio Neuparth & família pelo auxílio na publicação da biografia de Erdmann Neuparth.

A Douglas Fábio Ferreira e Fábio Garboggini pela ajuda com as leis e partituras.

Aos colegas de mestrado Áurea Demaria Silva, Matheus “Tadeu” Bitondi, Alicia Cupani, Chiquinho de Assis pela companhia e amizade.

A Rosângela,Thaís, Carlão, Expedito e demais funcionários do IA que sempre me ajudaram nestes dois anos.

À FAPESP que financiou esta pesquisa em suas duas fases: em 2002, com bolsa de iniciação científica; 2004-2006, com bolsa de mestrado.

RESUMO Esta dissertação estuda a atuação das bandas militares no Brasil durante o período monárquico (1808-1889). O objetivo principal é esclarecer o papel destesconjuntos na difusão das práticas e repertórios associados a este tradicional veículo: a banda de música. A hipótese é que as bandas militares tiveram duas funções: simbólica, enquanto brasão sonoro da monarquia brasileira, e infraestrutural, subministrando à sociedade civil os elementos necessários a esta prática musical. Fontes de diversos tipos foram consultadas: registros oficiais, legislaçãoadministrativa, relatos de cronistas e viajantes, documentação iconografia e o repertório musical para banda. Primeiramente este trabalho procura definir o que era uma banda de música no início do século XIX e as razões pelas quais estes conjuntos foram introduzidos no exército. Em seguida, investiga como era a participação das bandas militares em festas e cerimônias oficiais, no Rio de Janeiro e emoutras partes do Brasil. Por último analisa em termos estatísticos e conceituais a legislação administrativa produzida pelo exército relativo às bandas militares. As evidências sugerem que as bandas de música foram introduzidas no exército luso-brasileiro na passagem do século XVIII para o XIX, como parte de uma cultura aristocrática na qual se inscrevia a oficialidade. As bandas militarespontuaram as festas reais e oficiais em vários momentos, ocasiões que não dispensavam de considerável pompa oficial. A partir de 1840 bandas militares tornaram-se mais comuns, devido à expansão do exército e pelo surgimento de outras corporações militares, como a Guarda Nacional e as Polícias Militares provinciais, que também equiparam seus quadros com bandas de música. Tais bandas intensificaram a...
tracking img