Banda larga

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 46 (11377 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Capítulo I

Introdução
“Cada um dos três séculos anteriores, foi dominado por uma única tecnologia. O século XVIII foi a época dos grandes sistemas mecânicos que acompanharam a Revolução Industrial. O século XIX, foi a era das máquinas a vapor. As principais conquistas tecnológicas do século XX se deram no campo da aquisição de informações”. (Tanenbaum, 2003, p. 1)

Muitos anos passam,dentro dos quais, assistimos a invenção e ao desenvolvimento de vários sistemas, desde: a invenção do telégrafo em 1854 por Samuel Morse, a invenção do telefone por Alexander Graham Bell em 1876, o desenvolvimento do cinema em 1895, a invenção do rádio em 1905, a invenção da televisão em 1925 até ao nascimento e crescimento, sem precedentes, da indústria de informática – que teve um impulso dedestaque com a criação do primeiro software em 1975 pelos estudantes William (Bill) Gates e Paul Allen.
“Apesar de a indústria de informática ainda ser jovem “e sempre será” em comparação a outros sectores industriais (por exemplo, o de automíveis e o de trasportes aéreos), foi simplesmente espetacular o progresso que os computadores conheceram em um curto período de tempo.” (Tanenbaum, 2003, p.1). E,actualmente, a convergência dos sistemas computacionais e das telecomunicações, tem uma profunda influência na forma como os sistemas computacionais são manipulados. O conceitos de centro de computação para onde os usuários levavam seus trabalhos para processamento está, em alguns países, completamente obsoleto, mesmo se notando, ainda em massa, no no nosso país. Quer dizer, o antigo modelo deum único computador atender a tantas necessidades computacionais está sendo radicalmente substituido pelas redes de computadores, nas quais os trabalhos são realizados por um grande número de computadores separados, mas conectados.
Contudo, com a diversificação dos serviços e informações que os utentes das redes de computadores lidam, não basta que os computadores estejam em rede ou conectados unscom os outros, é fundamental que a troca de informações seja estabelecida e mantida num nível aceitavel de acordo com certos critérios tais como, velocidade da conexão, velocidade de transmissão de informações, velocidade de resposta, isenção a erros e o custo.
Soares et al., 1995, afirma que com o desenvolvimento da tecnologia digital, os diferentes tipos de informação (texto, audio, vídeo,etc.) passaram a ser processadas de forma integrada, dando origem aos sistemas multimídia. De acordo com os mesmos autores, o desenvolvimento da tecnologia digital e da microeletrónica que permitira o surgimento dos sistemas multimídia tembém também impulcionava o desenvolvimento de redes de alta velocidade, tais como FDDI, DQAB e RDSI – Redes digitais de serviços integrados.
Proceguindo, Soares etal., 1995, diz que as redes baseadas no Modo de Transferência Assincrono (Asynchronous transfer Modo – ATM), contrariamente às limitações inerentes a redes FDDI, DQAB e RDSI, surgem como uma das formas mais promissoras para a construção de redes com integração de serviços, tendo sido eleita e padronizada para uso em redes públicas integradas como RDSI-FL (Redes digitais de Serviços Integrados deFaixa Larga, ou Broadband Integrated Services Digital Networks – B-ISDN).
Não obstante, ao longo do tempo, com a destreza da evlução e com as intermináveis necessidade do ser humano, as telecomunicações e as redes de computadores foram ganhando formas cada vez mais sofisticadas e capacitadas a mover ou transportar volumosas e diversificadas formas de dados e/ou informações. Segundo Tanenbaum,2003, à medida que cresce a nossa capacidade de colher, processar e distribuir informações, torna-se ainda maior a demanda por formas de processamento de informações ainda mais sofisticadas.
A convergência e a convivência dos sistemas (computacionais e telecomunicações), a construção de redes com integração de serviços e, a consequente e famozíssima Broadband Network – do português Internet Banda...
tracking img