Banda desenhada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2471 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
BANDA DESENHADA
Banda desenhada, BD, história aos quadradinhos[1] (Portuguese) ou história em quadrinhos, quadrinhos, gibi, HQ, revistinha[2] (português brasileiro) é uma forma de arteque conjuga texto e imagens com o objectivo de narrar histórias dos mais variados génerose estilos. São, em geral, publicadas no formato de revistas, livros ou em tiras publicadas em revistas e jornais. Também éconhecida por arte sequencial e narrativa figurada.
A banda desenhada é chamada de "Nona Arte"[3] dando sequência à classificação de Ricciotto Canudo. O termo "arte sequencial" (traduzido do original sequential art), criado pelo desenhista Will Eisner com o fim de definir "o arranjo de fotos ou imagens e palavras para narrar uma história ou dramatizar uma ideia", é comummente utilizado para definira linguagem usada nesta forma de representação[4], sendo no entanto um termo mais abrangente já que uma fotonovela e um infográfico jornalístico também podem ser considerados formas de arte sequencial
-------------------------------------------------
Etimologia e definição
Apesar de nunca terem sido oficialmente baptizados, a banda desenhada recebeu diferentes nomes de acordo com ascircunstâncias específicas dos diversos países em que se estabeleceram. A banda desenhada é conhecida por comics nos Estados Unidos, fumettina Itália, tebeos em Espanha, historietas na Argentina, muñequitos e cómicos em Cuba,mangás no Japão, manhwas na Coréia do Sul, manhuas na China e por outras várias designações pelo mundo fora.
Por exemplo, nos EUA, convencionou-se chamar comics pois as primeirasmanifestações do formato eram histórias humorísticas, cómicas; na França, eram publicadas em tiras -bandes - diariamente nos jornais e ficaram conhecidas por bandes-dessinées[5]; emPortugal por Histórias aos Quadradinhos (HQ) e posteriormente Banda Desenhada (uma tradução literal do francês); em Itália, ganharam o nome dos balõezinhos ou fumacinhas (fumetti) que indicam a fala das personagens[5]; emEspanha, chamou-se de tebeo, nome de uma revista infantil (TBO)[5], da mesma forma que, no Brasil, chamou-se por muito tempo e (continua a ser largamente usado) de gibi (também nome de uma revista)[6]. Originalmente, a palavra gibi significava menino,[7] mas mudou de sentido e passou a ser sinonimo de história em quadrinhos (Veja: História em quadrinhos no Brasil e Histórias em quadrinhos e aeducação no Brasil).
Tudo, no entanto, refere-se à mesma coisa: uma forma narrativa por meio de imagens fixas, ou seja, uma história narrada em sequência de pequenos quadros. Nesse sentido, o nome utilizado no Brasil seria história em quadrinhos, semelhante à expressão que caiu em desuso em Portugal 'histórias aos quadradinhos'[5].
No Japão são chamados Mangá. Os autores japoneses são destaque na décadade 2000 como os maiores sucessos comerciais do meio no mundo todo. É nesta época que o mangá se popularizou definitivamente por conta das suas altas vendas na Europa, Estados Unidos e Brasil principalmente.
da história esse tipo de registo desenvolveu-se de várias formas, desde a escrita hieroglíficaegípcia até às tapeçarias medievais, bem como aos códigos/histórias contidos numa única pintura.Por exemplo, a obra de Bosch, noMuseu Nacional de Arte Antiga, em Portugal, As Tentações de Santo Antão, representam sequencialmente passos da vida do santo.
Porém, a banda desenhada não se confina à obra original, sendo antes um produto que nasce da novidade que foi a Imprensa escrita. Assim, terá de ser impressa e distribuída por formatos como sejam a revista ou o álbum, fenómeno que tem a suagénese no decorrer doséculo XIX. Só assim é a arte que conhecemos. Qualquer analogia com aqueles exemplos históricos é apenas coincidência, pois a BD não é a única arte a contar uma história por método sequencial.
Advindo dessa sua ligação embrionária à Imprensa, a banda desenhada encontra seus precedentes nas sátiras políticas publicadas por jornais e revistas europeus e norte-americanos, que...
tracking img