Bancos de dados temporais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (677 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Bancos de Dados Temporais

Jorge Luis Boeira Bavaresco1

1

Lagoa Vermelha – RS – Brazil

Resumo. Este meta-artigo descreve o funcionamento dos bancos de dados temporais.

1. IntroduçãoBancos de dados temporais permitem armazenar todos os estados de uma aplicação (Presentes, passados e futuro), registrando sua evolução com o passar do tempo. Informações temporais são associadas aodados armazenados (tempo de transação e/ou tempo de validade) para identificá-los ao longo do tempo.

2. Utilização de um banco de dados temporal
A utilização de um modelo de dados temporal paraespecificação de uma aplicação não implica, necessariamente, na utilização de um SGBD específico para o modelo. Bancos de dados comerciais podem ser utilizados se existir um mapeamento adequado entre omodelo temporal e o banco de dados utilizado. Um banco de dados (BD) temporal pode ser implementado sobre um BD relacional, orientado a objetos, objeto-relacional e outros. Em cada um deles devem serpreservadas as características individuais, bem como, as regras que regem cada BD.

3. Implementação de um banco de dados temporal
Dependendo da possibilidade de representação de informaçõeshistóricas, os bancos de dados foram classificados em: Bancos de Dados Instantâneos, os mais utilizados comercialmente, onde ao se alterar uma informação, a antiga é sobrescrita pela nova; Bancos de Dados deTempo de Transação,os quais associam aos dados apenas o tempo em que a informação foi inserida no banco de dados, recuperando somente o passado e o presente das informações; Bancos de Dados de Tempo deValidade,que associam aos dados o tempo em que a informação será válida no banco de dados, possibilitando a recuperação tanto do passado quanto do presente e do futuro das informações; Bancos deDados Bitemporais, que associam tempo de transação e tempo de validade aos dados, permitindo a recuperação de todos os estados das informações. A implementação de bancos de dados temporais em SGBDs...
tracking img