Banco santander brasil - resp. social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4711 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

A economia mundial durante anos cresceu de forma desorganizada em termos ambientais. As empresas e os Estados então perceberam que para continuar prosperando seria necessário encontrar formas de preservar o meio ambiente mesmo aumentando as produções para a segurança das próximas gerações. Foi então na década de 1980 que começou a se falar em sustentabilidade. (SAVITZ, 2007)
Asustentabilidade trouxe então diversos conceitos e causas, visando sempre a melhora na qualidade de vida da sociedade que cerca a organização, mas nunca deixando de visar o lucro da mesma. A melhor forma de alinhar as estratégias de uma determinada empresa com seus stakeholders é pela manutenção de um relacionamento aberto. Desta forma é capaz minimizar impactos e satisfazer necessidade defornecedores e clientes, estabelecendo metas e resultados de longo prazo. (SAVITZ, 2007)
O objetivo do trabalho é analisar as práticas sociais e mercadológicas da empresa, avaliando se são desenhadas estratégias de responsabilidade social no desenvolvimento de suas atividades. Tem-se visto muitas campanhas de gigantes do setor financeiro ligadas ao meio ambiente e à sociedade, como a do Banco Itaúrecente, com o apoio à utilização de bicicletas na cidade de São Paulo. Por isso foi tomado como objeto do estudo uma empresa deste setor, o banco Santander. Para a construção do trabalho, serão analisados alguns pontos, como os impactos ambientais de um banco, além da compreensão da importância de tais organizações na sociedade atual. Devido ao poder nas mãos dos bancos, dado pelo controle do dinheiro,percebemos algumas regulamentações governamentais aplicadas ao setor financeiro, visando o crescimento de uma economia sustentável.
Em 1995 foi assinada a Carta de Princípios para o Desenvolvimento Sustentável, apoiado pelos cinco principais bancos de controle estatal: BNDES, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco da Amazônia e o Banco do Nordeste. A Carta ficou conhecida como oProtocolo Verde, que tem como finalidade a priorização da concessão de crédito a empresas que desenvolvam estratégias de sustentabilidade. (FEBRABAN, 2009)
Algum tempo depois foram lançados os Princípios do Equador, apoiado por 23 instituições financeiras do mundo todo. Tal iniciativa define que os bancos devem avaliar não apenas os riscos financeiros, mas também os impactos sociais e ambientais degrandes projetos organizacionais, com valor superior a 10 milhões de dólares. Um dos bancos apoiadores dos Princípios foi o ABN Amro, adquirido em 2007 pelo Banco Santander, objeto de estudo deste trabalho. (TRUNKL, 2008)
A metodologia do presente trabalho teve como embasamento a Pesquisa Bibliográfica, que consiste na leitura de livros ligados ao tema, capazes de fundamentar o grupo ao tema a serdiscutido. A partir de uma base consolidada, foi capaz ir à busca de pesquisas documentais, obtidas por sites, revistas, jornais e em muitos folhetos e catálogos do Banco.
O escopo do trabalho é alinhado baseado em três fortes pilares: a caracterização do negócio, a avaliação das externalidades do setor e do negócio e a caracterização dos projetos de responsabilidade social.
O primeiro momentotem como finalidade posicionar o leito a respeito da empresa, objeto de estudo do trabalho. A escrita passa pelo histórico, produtos e análise da concorrência.
No capítulo seguinte serão discutidos quais os riscos para a sociedade gerados pela prática das atividades do Banco Santander, analisando os impactos e a resposta da organização a eles.
A seguir, os projetos sociais do Banco sãoapresentados de forma analítica, com base nas discussões em sala de aula e sua bibliografia.
Por fim, o grupo conclui com observações e análises sobre a posição do Santander com relação ao seu papel na sociedade, observando sempre suas práticas de sustentabilidade.










2. CARACTERIZAÇÃO DO NEGÓCIO

O presente capítulo tem como intenção descrever a organização objeto do estudo, o...
tracking img