Banco islamico vs banco comercial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2767 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TEMA: BANCA TRADICIONAL VS BANCA ISLÂMICA
















1. Introdução










O tema ora proposto ao Grupo “Banca tradicional vs Banca Islâmica ” constitui uma matéria de grande interesse para o mundo em geral e para os empresários, académicos e público em particular , sabido que é a grande importância do mesmo na vida das pessoas e das organizações.Com este trabalho pretende-se, ou melhor ainda, o objectivo deste trabalho é dar a conhecer primeiro, a existência da banca islâmica no mundo contemporâneo que ainda por muitos é desconhecida e em segundo, dar a conhecer a sua génise, as suas relações comerciais, os seus principais produtos financeiros, como desenvolve as suas actividades, como materializa os seus ganhos para a suasustentabilidade, e em terceiro estabelecer a relação com a banca convencional, os aspectos comuns e as suas principais diferenças.




Ainda no âmbito deste trabalho, vamo-nos debruçar sobre o conceito de um banco, da banca convencional, as suas primeiras formas ,as principais actividades de um banco e como obtem os ganhos.




Em suma, vamos encontrar ao longo deste trabalho, um pouco do quese precisaria saber sobre a Banca Islâmica , versus banca convencional.




2. A génise da actividade bancária


A génise da actividade bancária,na Idade Média, era comum que os senhores depositassem seu ouro em um único lugar que tinha instalações de segurança apropriadas: a oficina do ourives. Com o tempo, estes artesãos começaram a emitir papéis que representavam partidas de ouro queguardavam, obrigando-se a trocá-los pelo valor em metal precioso que cada um deles representava. Em fins da Idade Média, muitos ourives, mais tarde agentes financeiros e os primeiros bancos que foram surgindo, começaram a emitir os primeiros bilhetes de banco.
No século XIV, com o surgimento da classe burguesa (burguesia) e o auge do comércio que mobilizou na Europa bens e valores em uma escala nuncaantes imaginada, estes documentos com valores fixos muitas vezes eram insuficientes para as necessidades do capitalismo nascente, o que motivou outros novos documentos que podiam ser escritos pelo depositante com o valor desejado, sempre que estivesse coberto pelos seus depósitos.
Eram letras de câmbio à vista, aceites inicialmente pelo banco dos Médici de Florença e logo por outros estabelecimentose que podem ser consideradas como os primeiros cheques, ainda que não tivessem esse nome.
Este costume estendeu-se às Ilhas Britânicas com a criação, em 1605, do Banco da Inglaterra, que assumiu a função de guardar o ouro do reino e emitir papéis que o representassem, com seu valor equivalente expresso em libras esterlinas. Surgiram assim os primeiros bilhetes de banco emitidos por um Estado.
Coma criação do Banco da Inglaterra, as letras de câmbio adquiriram novo auge e tanto esse como outros bancos começaram a dar a seus clientes blocos em branco dessas letras, que os depositantes preenchiam de acordo com o montante de retirada que quisessem fazer. Como os cheques de hoje em dia, cada folha desses livretos tinha um talão, no qual se anotavam os dados da retirada e que serviria para averificação.


































3. Conceitos do sistema bancário :

Um banco é uma instituição que faz negócio com dinheiro e fornece outros serviços financeiros. Os bancos aceitam depósitos e fazem empréstimos, obtendo lucro da diferença entre as taxas de juros pagas e cobradas.
Estes são essenciais para nossa economia. A função principal dos bancos é colocar o dinheiro dos seusclientes em circulação, emprestando-o a outros que podem então utilizá-lo para as múltiplas necessidades, fazer negócios, construir, comprar bens de consumo e até pagar a faculdade ,etc. 
Ao ser depositado no banco, o dinheiro se junta ao de todos os outros e a sua conta recebe um crédito no valor do depósito. Ao passar cheques ou fazer saques, esse valor é deduzido do saldo de sua conta. Os...
tracking img