Banco de investimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1372 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de fevereiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ
GESTÃO FINANCEIRA – 2º NOITE

BANCOS DE INVESTIMENTOS

BELO HORIZONTE – 31/03/2009

FACULDADE ESTACIO DE SÁ
GESTÃO FINANCEIRA – 2º NOITE

BANCOS DE INVESTIMENTOS

Fabio Tiago Vieira
Marco Aurélio G. Morais
Luciano da Silva Pantolfo
Sergio Natalino Souza
Marinaldo Sales Cardoso

Trabalho apresentado paraavaliação na disciplina de Administração Financeira e Orçamentária, do curso de Gestão Financeira, da Faculdade Estácio de Sá ministrado pela professora Maria beatriz.

BELO HORIZONTE – 31/03/2009

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO:.............................................................03
DEFINIÇÃO /INICIO:....................................................04
CARACTERISTICAS DOBANCO:..............................05
NORMAS BI:...................................................................06
PRINCIPAIS BI:..............................................................09
CONCLUSÃO:................................................................10

INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos mostrar a funcionalidade de um banco de investimento, definindo suas funções, suas principaiscaracterísticas e a sua importância no mercado financeiro.
Iremos mostrar que um banco de investimento é uma instituição financeira com características e peculiaridades totalmente diferentes dos bancos comerciais (bancos com os quais estamos acostumados a ver na mídia e que movimentamos nossas contas)

DEFINIÇÃO

Os bancos de investimento são instituições financeiras privadasespecializadas em operações de participação societária de caráter temporário, de financiamento da atividade produtiva para suprimento de capital fixo e de giro e de administração de recursos de terceiros. Devem ser constituídos sob a forma de sociedade anônima e adotar, obrigatoriamente, em sua denominação social, a expressão "Banco de Investimento". Não possuem contas correntes e captam recursos viadepósitos a prazo, repasses de recursos externos, internos e venda de cotas de fundos de investimento por eles administrados. As principais operações ativas são financiamento de capital de giro e capital fixo, subscrição ou aquisição de títulos e valores mobiliários, depósitos interfinanceiros e repasses de empréstimos externos.
O termo "banco de investimentos" (ou banco denegócios) é uma tradução do inglês de "investment bank"

COMO COMEÇOU ?

Esta definição surgiu com a promulgação de uma lei nos Estados Unidos depois da crise de 1929, que impôs uma distinção entre os bancos de investimentos e os comerciais ou varejistas, para proteger os depósitos dos correntistas. Esta separação não e obrigatória mas importante porque como os bancos de investimentosdependem exclusivamente do mercado bancário (empréstimos entre lojas), são sucetíveis a quebra como foi o que aconteceu com o banco de investimentos norte americano Lehman Brothers que declarou concordata em 2008 após inúmeras perdas causadas pela crise dos Subprime nos EUA.

“Subprimes são créditos bancários de alto risco que incluem desde empréstimos hipotecários até cartões de créditos ealuguéis de carros, e eram concedidos, nos Estados Unidos, a clientes sem comprovação de renda e com histórico ruim de crédito. As taxas de juros eram pós-fixadas, isto é, determinadas no momento do pagamento das dívidas. Por esta razão, com a disparada dos juros nos Estados Unidos, muitos mutuários ficaram inadimplentes, isto é, sem condições de pagar as suas dívidas aos bancos.”(http://pt.wikipedia.org/wiki/Crise_dos_subprimes)

O QUE FAZ UM BANCO DE INVESTIMENTOS?
Um banco de investimentos presta assessoria e financiamento às operações de fusão, aquisição ou reestruturação de empresas chamado de “corporate finance”. Também se encarregada do lançamento da empresa na Bolsa ou do aumento de capital de uma sociedade.
Pode também criar produtos de...
tracking img