Banco de horas como ferramenta estrategica de recursos humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 156 (38973 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS - UNISINOS
CIÊNCIAS ECONÔMICAS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO - HABILITAÇÃO EM RECURSOS HUMANOS





ELIZEU LUIS FONTES





BANCO DE HORAS: UMA FERRAMENTA ESTRATÉGICA
DE RECURSOS HUMANOS
ESTUDO DE CASO NA EMPRESA CALÇADOS MARTE LTDA.














São Leopoldo
2006



ELIZEU LUIS FONTES







BANCO DE HORAS: UMAFERRAMENTA ESTRATÉGICA
DE RECURSOS HUMANOS
ESTUDO DE CASO NA EMPRESA CALÇADOS MARTE LTDA.




Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito parcial para a obtenção do título de bacharel em Administração - Habilitação em Recursos Humanos pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS.




Orientadora: Profª. Ms. Isamara Della Favera Allegretti






São Leopoldo2006








São Leopoldo, junho de 2006.




Considerando que o Trabalho de Conclusão de Curso do aluno Elizeu Luis Fontes encontra-se em condições de ser avaliado, recomendo sua apresentação oral e escrita para avaliação da Banca Examinadora, a ser constituída pela coordenação do Curso de Administração – Habilitação Recursos Humanos.



________________________________________Profª. Ms. Isamara Della Favera Allegretti
Professora Orientadora


DEDICATÓRIA
Dedico este trabalho à minha querida família. Isla, minha esposa, meus filhos Diogo e Juliana, e também aos meus pais que com muito sacrifício e humildade me educaram, mostrando sempre os caminhos corretos a seguir.



















AGRADECIMENTOS
Agradeço a todas as pessoas que de umaforma ou de outra contribuíram para o meu aprendizado nessa trajetória enquanto estudante do curso de graduação. Foram professores e colegas que guardarei na lembrança como grandes amigos.
Minha gratidão e reconhecimento à minha orientadora professora Isamara Della Favera Allegretti que esteve sempre disposta a me atender esclarecendo dúvidas e contribuindo com sua experiência na realizaçãodesta pesquisa.
Agradeço também, aos meus entrevistados que gentilmente concederam seu parecer sobre o assunto pesquisado.
E por fim, um agradecimento especial à direção da empresa Via Marte que me apoiou na realização deste curso de graduação.













EPÍGRAFE
“Às vezes, só uma mudança de ponto de vista é suficiente para transformar uma obrigação cansativa numa interessanteoportunidade.”
Albert Flanders















RESUMO
Esta monografia é um estudo de caso, realizado na empresa Via Marte e tem por objetivo, avaliar como os colaboradores da área operacional da empresa percebem a implantação do Banco de Horas. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa de caráter exploratório, que utilizará entrevistas e de considerações documentais para aexploração e análise dos dados em estudo. A fundamentação teórica utilizada e que dá embasamento às conclusões, vem de temas como: Globalização e competitividade da indústria calçadista; A indústria calçadista; Relações de trabalho num contexto de reestruturação produtiva, bem como, num contexto histórico e na indústria calçadista, que por fim, estabelece o perfil do trabalhador do setorcoureiro-calçadista; Recursos Humanos estratégico e políticas de RH e Flexibilização. As conclusões indicam que os colaboradores da empresa Via Marte percebem a implantação do BH como sendo uma ferramenta que atende uma necessidade da empresa, mas que também, traz benefícios que são perceptíveis a eles.



Palavras-chave: Indústria calçadista, Relações de trabalho, Flexibilização, Banco de Horas.Período: 2006/1






SUMÁRIO


1 INTRODUCÃO 10
1.1. DEFINIÇÃO DO PROBLEMA 11
1.2. OBJETIVOS 13
1.2.1 Objetivo Geral 13
1.2.2 Objetivos Específicos 13
1.3. JUSTIFICATIVA 14
2 UM CENÁRIO EM MUDANÇA: GLOBALIZAÇÃO E COMPETITIVIDADE DA INDÚSTRIA CALÇADISTA 16
3 A INDÚSTRIA CALÇADISTA 20
4 RELAÇÕES DE TRABALHO NO CONTEXTO DE REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA 25
4.1 HISTÓRICO DAS...
tracking img